Notícias de Caruaru e Região

Cultura e Cidadania – ÔCO DO MUNDO PELOS CAMINHOS DO NORDESTE – Por Paulo Nailson

Cultura e Cidadania nova arte 2016

Uma viagem pelo “oco do Mundo”… Onde é isso? É um percurso por dez cidades para entrevistar cerca de doze artistas da xilogravura, serão os mestres J. Borges, de Bezerros; Dila de Caruaru; Gilvan Samico, de Olinda; Adriano Brito e Carlos Henrique, do Crato; Nilo e Stênio Dinos, de Juazeiro; Sebastião de Paula e Francisco de Almeida, de Fortaleza; O músico Totonho, entre outros. Rafael Limaverde e Marquinhos Abu estiveram nesta segunda em Caruaru. Visitaram a sala do Sistema Municipal de Cultura (Fundação de Cultura e Turismo), Polo Cultural da Estação Ferroviária, Feira de Artesanato, Alto do Moura, etc. “Queremos que as imagens coletadas resultem em um documentário, um livro e uma exposição”, falou com exclusividade para o Cultura & Cidadania Rafael. A exposição Bestiário Nordestino foi contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016 e será composta pelas obras coletadas durante a viagem.

1

Os meninos fizeram um financiamento coletivo, organizaram uma tiragem limitada de 60 cópias da xilogravura “Equidna”, assinada por Rafael Limaverde, além do lançamento do projeto, que que foi uma feijoada da chef Bia Leitão no Mambembe com atrações, discotecagem de Denilson Albano e Estácio Facó. Em Caruaru, estiveram na residência de Dila e na Estação Ferroviária, os três jovens artistas conheceram a sede da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (Casa do Cordel) onde foram recepcionados por Nerisvaldo Alves, Nelson Lima e Jénerson Alves e na Casa dos Artistas, onde funcionará em breve o Memorial Mestre Dila. Lá dedicaram tempo com o Valdez Soares, filho de Dila.

“O JEDI DE CARUARU”

jedi

E agora??? Um dos equipamentos deixou de funcionar exatamente na preparação para o documentário em Caruaru. Os três saíram a procura, de loja em loja, para comprar um novinho e nada de encontrar um que tivesse a qualidade necessária por um preço possível. Então foram parar na espetaculosa oficina do “Jedi”…

Explico: se Jedi são personagens fictícios da série americana Star Wars e formam uma ordem de guardiões que dominam o “lado da luz” da força, em contraposição aos sith, no universo fictício da série, na terra de Vitalino o Jedi é o nome que eles deram a Sandro Rogério (Sandrinho de SR Instrumentos Musicais) nosso mestre na educação, bom humor e principalmente no atendimento carinhoso e profissionalismo que atende e busca resolver tudo que prá lá levam. Desafio aceito, mexeu prá lá e mexeu prá cá… Pronto! Os artistas aventureiros Cearenses saíram felizes da vida pois além de economizarem mais uma grana fizeram mais um amigo na estrada.

E O PROJETO?

O projeto surgiu do anseio de entender e de jogar luz sobre os artistas populares e ilustradores que dialogam com o mundo fantástico. “A modernidade trabalha incansavelmente em prol do ‘desencantamento do mundo’. Mas o sertão, essencialmente um lugar de resistência, mantém vivo seu sagrado, seu profano, seus mitos e dragões”, citou Rafael.

Serão percorridos cerca de 2 mil quilômetros e pela fanpage no Facebook pode-se acompanhar como diário de bordo. Rafael completa: “Ir ao ‘Oco do Mundo’ é buscar esse encantamento ainda latente na vida e no imaginário sertanejo que entalha e imprime o grotesco do mundo”. Hasta La vista, companheiros!

SEXTA TEM LANÇAMENTO NA CASA DO CORDEL

patrimonio

Próxima sexta, dia 9, das 19 às 20 horas, na Casa do Cordel – Polo Cultural da Estação Ferroviária de Caruaru, acontece o Lançamento do CD Risos e Erros, do cantor carioca Tonny Semente. Tonny reside atualmente em Alagoas. Apesar da Entrada franca os CDs que forem vendidos terão 20% destinados para ajudar na manutenção da Casa.

A foto registra reunião na Casa do Cordel com os acadêmicos Jénerson Alves e Nelson Lima.

SEBASTIÃO BIANO, CIDADÃO DE CARUARU

sebastiaobiano1

No próximo dia 15, na Câmara Municipal de Caruaru será entregue Título de Cidadão de Caruaru a Sebastião Biano, propositura do presidente da Casa. Em novembro do ano passado o mesmo vereador, Leonardo Chaves, homenageio com o Título de Cidadão de Caruaru, post mortem, o músico Benedito Clarindo Biano, também da Banda de Pífanos de Caruaru. Será um momento histórico com a presença de muitos artistas da cultura popular, e da Banda Zé do Estado.

I ENCONTRO DE MESTRES DO CARUARU

Acontece dia 17 no Polo Cultural da Estação Ferroviária. Na oportunidade todas as casas estarão abertas e simultaneamente estará se realizando outras atividades artísticas e culturais, como a CIRCULAÇÃO DO DVD FIM DE FEIRA BOMBA CORDÃO.

DERA

Rogeria

É o título do segundo disco da cantora Rogéria. Para levantar recursos para ajudar na produção, a cantora criou uma ‘vaquinha virtual’ para receber apoio. Interessados podem acessar aqui: 

https://www.catarse.me/rogeria_dera_057c?ref=ctrse_explore_pgsearch&project_id=39619&project_user_id=617809

RASGA MORTÁLIA

6

Voando cada vez mais alto e mais longe, eles estão agora em Belo Horizonte, no Mineirinho. Onde se apresentarão no terceiro acampamento do Levante Popular da Juventude. O show será um pré-lançamento de seu primeiro EP com músicas de autoria própria.

A formação traz Voz e Violão: Luiz Ribeiro, Violão de aço: Gabriel Bezerra, Guitarra: Matheus Monteiro, Bateria: Manoel Enrique. Como eles próprios se definem, são uma ‘Banda nordestina de música híbrida. Feita por cabeças diferentes que pensam iguais. ’

Quando retornarem já viajará novamente e desta vez para um festival, porém isso é papo para outra coluna…

PRIMAVERA FOLK FESTIVAL

Foto Festival Folk

Aguarda-se com grande expectativa o 11 de setembro quando acontecerá a primeira edição do Primavera Folk Festival. A proposta é integrar o homem à natureza num evento que acontecerá no Parque Severino Montenegro, com uma programação gratuita de música autoral e economia criativa.

A ideia é dos produtores Heitor Alves, Maria Juliana e o jornalista Allison Lima. Vai rolar música brasileira contemporânea com Bruno Berle (AL), Bandavoou (PE), Casaprima (PE), Joanatan Richard (PE) e Ana Larousse (PR), em apresentações voz e violão, propondo uma maior interação e proximidade com o público. Além dos shows, o evento conta com apresentações da Banda de Pífanos Zé do Estado, do grupo Boi Tira-Teima, intervenção do Clube de Leitura de Caruaru e feira multicultural com 12 marcas autorais nas áreas de design, gastronomia, vestimentas, artesanato e tatuagem da região, visando movimentar a economia criativa da cidade.

22º GRITO DOS EXCLUÍDOS – Este sistema é insuportável. Exclui, degrada, mata!

O lema do Grito nasceu, este ano, a partir de uma afirmação do Papa Francisco. Assim, se chegou a “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”. Segundo o Grito, é notório que nos momentos de crise, seja política, econômico-social, que estes sistemas não suportam as mulheres, os pobres, os negros, os excluídos da sociedade. Dessa forma, sempre alguém será violado de diferentes formas, seja excluído, exterminado, ausente dos direitos básicos.

O lema perpassa, então, pelas várias crises, inclusive a humanitária. Cada vez mais se vive em guetos, se alimenta a intolerância, se destroem os valores humanos. E a engrenagem do sistema passa por cima de quem não compactua com as regras de sobrevivência e da própria vida em sociedade. “O lema este ano é bem desafiador. Porém mais desafiador ainda tem sido a mobilização para o “Grito” em Caruaru. Foi a cada ano se fragilizando.

VAMOS REFLETIR JUNTOS

“Não é possível haver justiça e democracia com forças políticas que se colocam acima dos interesses de seu povo. Temos um governo que pode estar respaldado na legalidade constitucional, mas não tem apoio popular, o que viola o espírito democrático. Quem pode mudar o curso dessa história é o TSE, com o julgamento que fará do pedido de cassação da chapa Dilma/Temer. E para piorar, a polarização política tem arrastado nosso país para o fundo do poço e, ainda assim, continuamos vendo discursos de ódio, sem que ninguém busque apaziguar e solucionar questões graves para o país.” – Carlos Bezerra Jr

2 Comentários
  1. Joanatan Richard Diz

    Muito empolgante a leitura dessa postagem, Paulo, parabéns e obrigado por sempre dar espaço a todos!!

    1. Paulo Nailson Diz

      Joanatan, obrigado pela participação e incentivo.
      Procuro fazer isso da melhor forma. A luta é árdua mais trilhando ela somando juntos torna-se gratificante.
      Um abraço fraterno!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.