Notícias de Caruaru e Região

Artigo: Central 100 anos – Pela História, pela Memória. Por Almir Vilanova

"Como é que eu poderia retribuir à vida o que dela recebi ao longo desses anos?".

Jornalista Almir Vilanova - foto de Adriano Monteiro
Jornalista Almir Vilanova – foto de Adriano Monteiro

Daqui a pouco, exatamente às 13h, o Central Sport Club vai completar o seu primeiro século de existência. E esse modesto registro que faço, tem a intenção de prestar todas as reverências possíveis aos primeiros atletas que se vestiram de preto e branco e, talvez sem imaginar, estavam mesmo era vestindo uma cidade inteira com essas cores, lá em 1919.

Aqui, no presente em que estamos, torço muito pra que essa mesma cidade, um dia, desperte para a importância do Central como patrimônio histórico, para além de um time de futebol – ainda que esta seja a natureza da sua existência, mas não a sua única razão de existir.

Enquanto isso não acontece, sigo abraçando cada alvinegro como a um irmão que encontro pelo caminho, pelas ruas, bilheterias e arquibancadas.

Sei que somos irmanados por esse sentimento profundo que nos une, e nos leva a compreender que colecionar títulos e troféus não é, necessariamente, ser um vitorioso.

Penso que a nossa maior vitória é justamente o contrário: é aprender a amar o Central independentemente de suas ‘posses’. A nossa maior conquista não é a de um campeonato. A nossa conquista maior é a existência do Central. Simples assim.

Por fim, confesso que do ponto de vista individual a vida já me deu tantas alegrias, tantas descobertas, tantas realizações, que vez ou outra me pego pensando: “como é que eu poderia retribuir à vida o que dela recebi ao longo desses anos?”.

Bem, a resposta ainda não chegou. Mas quando ela vir, desconfio que vai me encontrar com um sorriso aberto na mesma medida dos braços, pra que eu possa lhes dizer baixinho ao pé do ouvido: um infinito muito obrigado por tuuuuuudo. Inclusive por ter me presenteado, num belo dia, com uma camisa do Central.

Parabéns, Patativa.

Estamos juntos sempre.

Avante!

——————————————————————————————————-

Almir Vilanova é jornalista e apresentador da TV Asa Branca – afiliada da Rede Globo de Televisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.