Notícias de Caruaru e Região

Cultura e Política – Com tema: Diversidade e diferença, FETEAG deste ano será um dos melhores já visto! – Por Paulo Nailson

Paulo Nailson-Cabeçário-Jornal-de-Caruaru

Esta será a 29ª edição do evento cênico mais antigo do Estado e que esse ano completa 29 anos revelando talentos e renovando plateias. O FETEAG (Festival de Teatro do Agreste) cresceu tanto que saiu do continente e já ganhou o mundo. A data já está definida, será de 16 a 20 em Recife (Teatro Barreto Junior e Teatro Marco Camarotti) e de 17 a 26 em Caruaru (Academia das Cidades Bairro São João da Escócia, Teatro Rui Limeira Rosal, Trato Licio Neves, antiga Estação Ferroviária e Museu do Barro).

Alguns espetáculos já estão confirmados, como: Hamlet – Suíça; Josefina – México: Adaptação – França/Brasil; Meia noite – Recife; Opa, a missão – Recife e Julieta mais Romeu – Natal.

Hamlet
legenda Músico eletrônico alemão Julian Meding, no espetáculo “Hamlet” créditos: Guto Muniz/Foco in Cena

Serão 25 apresentações e como pré evento vai acontecer uma Mediação Cultural nas escolas da rede pública municipal de ensino, com o objetivo de sensibilizar os alunos e despertar o interesse pelo teatro.

Fábio Pascoal, produtor e curador do Festival, nos trouxe mais informações:

“Estamos no ano 2019, mergulhados em uma forte polarização política-ideológica, cujo resultado é a tendência de coisificação do cidadão, com o objetivo de enquadrá-lo a um modelo de controle social, manipulável, resultado de uma sociedade estruturalmente violenta e excludente. É nesse cenário que o FETEAG busca se afirmar como espaço de liberdade, sem medo, valorizando a importância das diferenças de pensar e agir, da subjetividade de cada indivíduo, dos desejos e dos receios que nos movem enquanto seres humanos e que nos diferenciam. Talvez essa seja a grande importância do teatro, e sua força, o culto à diversidade e à diferença, desorganizando o pensamento imposto, para assim recriar uma nova ordem, que fatalmente será recriada, e recriada, e recriada… Essa é nossa forma de resistir. Ser múltiplo, diverso e único. Sigamos.”

Em breve conheceremos os detalhes da programação em Recife e em Caruaru.

O FETEAG é da responsabilidade do TEA – Teatro Experimental de Arte – um grupo e escola de teatro, fundado em 1962 pelo casal Argemiro Pascoal e Arary Marrocos, na cidade de Caruaru, declarado como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do Estado de Pernambuco e reconhecido como o segundo grupo de teatro mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil.

Paulo Nailson -Banner Rodapé da Coluna

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.