Notícias de Caruaru e Região

Coluna Cultura e Política – União Brasileira de Escritores vai instalar núcleo em Caruaru – Por Paulo Nailson

Banner Paulo Nailson

Será realizado no sábado, 30, de novembro, 19 horas, a primeira reunião oficial da União Brasileira de Escritores, UBE, núcleo Caruaru. A solenidade se dará na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, Câmara Municipal de Caruaru, às 19 horas.

União Brasileira de Escritores
União Brasileira de Escritores

Na oportunidade será dado posse aos escritores que vão compor a diretoria da entidade.

A UBE tem como objetivo principal discutir políticas culturais que atendam os interesses dos associados e defender seus interesses em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa. A sede vai funcionar provisoriamente na ACACCIL (Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras).

A UBE foi criada em 17 de janeiro de 1958 com o objetivo discutir políticas públicas referentes à literatura. Com sede no Recife e em São Paulo, hoje conta com quase mil e quinhentos escritores associados.

Quem vai presidir o núcleo da UBE em Caruaru é Agildo Galdino.

A diretoria, na sequencia que aparece na foto, ficou assim constituída:

José Lucas, vice-presidente (professor universitário e professor do Banco do Brasil);

José Severino do Carmo, diretor comercial e marketing (Publicitário, editor da revista modas e negócios);

Agildo Galdino, presidente (preside também a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, professor, escritor e pesquisador);

Cilene Maria, secretária (Professora e especialista em linguística, membro da direção da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel);

Arari Marrocos, diretora de finanças (Teatróloga, Diretora e fundadora do TEA – Teatro Experimental de Arte);

Josabel Barreto, diretora de planejamento (professora e escritora) e

Nelson Lima, segundo secretário (poeta cordelista, escritor, ator, produtor, palestrante).

Ainda compõe a diretoria: Adilson Ferraz, diretor de atividades culturais e o Dr. Walter Andrade, diretor jurídico, advogado e também um dos fundadores da ACACCIL. Todos são escritores.

Serviço:

Instalação do Núcleo da União Brasileira de Escritores Caruaru

Sábado, 30 de novembro

19 horas

Câmara Municipal de Caruaru

ENTREVISTA COM PRESIDENTE DO PSDB CARUARU

Havíamos divulgado para esta terça uma entrevista com o secretário, mas por esse motivo só será viabilizada no seu retorno, no início de dezembro. Agora, Henrique Oliveira se encontra de Férias em San Pedro de Atacama, cidade situada num planalto elevado na Cordilheira dos Andes do nordeste do Chile. Henrique assumiu a secretaria de Educação de Caruaru no início de outubro. É advogado e presidente do PSDB em Caruaru.

Num dia como hoje…

Há 54 anos, em 26 de novembro de 1965 era fundado o MDB (Movimento Democrático Brasileiro, hoje PMDB), de oposição, a princípio formal, ao regime de 1964. Em 2017, com o Temer na presidência do país, o partido voltaria a se chamar MDB. Certos partidos tem mudado com frequência o nome. O que devemos ficar atentos é se há mudança na essência.

“O mundo está desmoronando e nós nos apaixonamos”

Casablanca
Casablanca

Filme com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Exibido pela primeira vez em 26 de novembro de 1942, em Nova York, o filme em preto e branco “Casablanca”, dirigido por Michael Curtiz, é considerado um dos maiores clássicos da história do cinema. “Casablanca” nasceu mais como um filme de propaganda política do que como uma história de amor imortal. Foi um sucesso de público e conquistou três Oscars, entre eles o de Melhor Filme de 1943. É o número 3 na lista dos 100 melhores filmes do American Film Institute (depois de Cidadão Kane e O Poderoso Chefão).

Banner Paulo Nailson sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.