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Conheça os diversos benefícios que o feijão proporciona a sua saúde

feijão
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Um legume consumido por milhões de pessoas por dia. Perante a taxonomia científica, o feijão pertence à família Fabaceae, onde as plantas são conhecidas por leguminosas. Com isso, trata-se de um alimento rico em nutriente, e por isso, devem ser consumidos de forma frequente. São constituídos por aminoácidos, estruturas proteicas no qual o organismo utiliza para a produção de novos tecidos, tais como: pele, ossos, cabelos, músculos e sangue.

Confira os 4 benefícios para consumir feijão

A variedade dessa espécie é algo surpreende, e todos eles são bastante nutritivos. Além de possuírem uma fácil aquisição, seja direto com o agricultor rural, ou encontrados na sessão dos enlatados de um supermercado. São acessíveis a quase todas as pessoas, e além disso, são extremamente nutritivos. Possuem em sua composição fibras, ferro, vitaminas e inúmeras proteínas que fazem bem para diversas enfermidades do organismo.

Benefícios do feijão para a saúde
Benefícios do feijão para a saúde. Fonte: Freepik

1. Diminui os riscos de infarto

O consumo desse alimento diariamente reduz de maneira drástica, que um indivíduo venha a falecer de alguma doença relacionada ao sistema cardiovascular. Assim, um trabalho publicado em 2017 evidenciou que, a diminuição na taxa de óbitos por infartos, estava relacionada ao consumo frequente desse legume. Onde, as pessoas davam preferência para ele, ao invés de comidas com alto teor de gordura.

Doenças cardíacas tem suas chances reduzidas.
Doenças cardíacas tem suas chances reduzidas. Fonte: Freepik

Em uma outra pesquisa, os estudiosos acreditam que os nutrientes envolta desse legume possa reduzir o colesterol. Dessa forma, com o colesterol estando em níveis baixos, as chances de vir a óbito em decorrência a algum problema cardíaco são quase inexistentes.

2. Sensação de saciedade

Então, para quem está buscando emagrecer, a inserção desse alimento no cardápio poderá fazer uma grande diferença. Ele é rico em fibras e em amido, substâncias que oferecem estímulos ao cérebro, o avisando que naquele momento, o organismo já se encontra saciado.

A fome sentida durante o dia será de forma menos recorrente
A fome sentida durante o dia será de forma menos recorrente. Fonte: Freepik

Conforme uma revisão de literatura publicada em 2013, quando o feijão é consumido diariamente e durante um certo período, a perda de peso de um indivíduo será significativa. Entretanto, não pose ser consumido em excesso, pois é rico em carboidratos, o que fará o efeito reverso ao que se estava buscando.

3. Menor risco de câncer

Com a sua função de antioxidante e a presença de agentes anti-inflamatórios, o risco de ser adquirido um câncer seriam reduzidas. Em um estudo de 2015, foi analisado algumas espécies desta leguminosa e como resultado, os feijões pretos apresentaram uma maior quantidade de antioxidantes, que atuavam de forma direta, no câncer intestinal.

Prevenção contra o câncer
Prevenção contra o câncer. Fonte: Freepik

Em uma pesquisa mais recente, foi descoberto que, as substâncias químicas presentes em feijões pretos encontrados no nordeste da China podem remanchar o aparecimento do câncer colorretal, ao impedir a multiplicação de suas células cancerígenas.

4. Estabilização da glicose sanguínea

Os feijões podem prevenir que um indivíduo venha a ser acometido por diabetes. Ao serem consumidos, eles ajudam a estabilizarem a taxa de glicose presente nos vasos sanguíneos do organismo. Assim, a sua grande quantidade de fibras promove a diminuição dos níveis de glicose no sangue.

Menor risco de diabetes
Menor risco de diabetes e acúmulo de açúcar na corrente sanguínea. Fonte: Pixabay

Em 2018 foi publicada uma revisão de literatura que visou estudar as vantagens de uma dieta rica em fibras, para barrar o fortalecimento de uma diabetes tipo 2. O resultado observado foi que o feijão consegue amenizar a concentração de açúcar nos vasos sanguíneos de quem já está acometido com a doença.

Com informações Medical News Today.

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