Notícias de Caruaru e Região

Tomar café da manhã faz bem, ou não?

Veja os mitos e verdades sobre a refeição e como fazer um café da manhã saudável

Estilo de vida - Café da manhã
Ficar em Jejum não é muito bom para quem tem vida ativa

Alguns negligenciam o café da manhã, outros não vivem sem, mas também não se preocupam com o que comem. Mas será que ele é realmente a refeição mais importante do dia? Segundo a médica nutróloga Marcella Garcez, da Associação Brasileira de Nutrologia, não necessariamente. Tudo vai depender muito de cada organismo.

Existem algumas evidências científicas, por exemplo, de que o jejum matinal libera radicais livres que podem piorar a atividade do pâncreas. Isso, ao longo do tempo, pode ajudar na perda de peso e na redução da gordura abdominal.

Mas “por outro lado, outros estudos relatam exatamente o contrário”, revela a médica. Isso significa que o café da manhã pode ser indispensável para algumas pessoas e para outras não.

7 mitos e verdades do café da manhã

1- Pular café da manhã faz mal

Verdade. “Mesmo após uma longa noite de sono, o corpo continua funcionando e gastando energia. Por isso, se a pessoa tem muitas atividades pela manhã – intelectuais ou físicas -, não é aconselhável pular o café da manhã. Isso porque pode ocorrer alterações na glicemia que podem causar enjoos, tontura e mal-estar”, explica Marcella.

2- Café da manhã emagrece

Mito. Alimentar-se antes de começar a rotina diária é aconselhável, mas não vai fazer perder peso “O que é, de fato, necessário, é combinar a rotina de exercício adequada com os alimentos ideais e na quantidade certa”, revela.

3- Pular café da manhã aumenta colesterol

Verdade. “O jejum matinal libera radicais livres que pioram a atividade da insulina, aumentam o perfil inflamatório e podem levar à evolução do colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas”, aponta a especialista.

Estilo de vida - Café da manhã
Estilo de vida – Café da manhã é importante

4- Carboidratos no café da manhã engordam

Mito. Os carboidratos são nutrientes que precisam estar presentes em todas as refeições. A principal função dele é fornecer energia. “Logo, ingeri-los durante a manhã é muito importante para conseguirmos realizar as atividades do dia”.

5- Desjejum é bom para o cérebro

Verdade. “Os neurônios utilizam a glicose como principal substrato energético. Portanto, o café da manhã contribui para a realização de atividades que demandem atenção e raciocínio”, aponta Marcella.

6- Café da manhã ajuda a comer menos

Verdade. “Se o café da manhã for adequado e equilibrado, seguido de refeições igualmente equilibradas, mas de menor densidade calórica, pode contribuir para compor um bom hábito alimentar”. Além disso, diminui a ansiedade de comer e o desejo por alimentos calóricos, como doces, frituras, salgados e alimentos industrializados.

7 – Bom para quem pratica atividade física

Depende. Existe quem consiga treinar em jejum sem grandes consequências negativas. Porém, no geral, praticar atividade física de alta intensidade pode levar ao consumo das proteínas. Então é importante confirmar com o profissional de saúde que acompanha os treinos.

Estilo de vida - Café da manhã
Incluir frutas no desjejum é uma boa pedida.

Café da manhã saudável

Na refeição, é preciso ter todos os macronutrientes em equilíbrio, ou seja: proteínas de alto valor biológico como ovo queijo magro, iogurte, proteína de soja e grão de bico carboidratos saudáveis, como cereais integrais, aveia e frutas; gordura boa, como sementes oleaginosas e azeite de oliva.

Mas é importante ter em mente que “o acompanhamento nutrológico é essencial para uma dieta saudável e que atenda às necessidades de cada indivíduo”, aconselha a médica.

Escrito por Patricia Beloni
Fonte: Site Minha Vida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.