Notícias de Caruaru e Região

Coluna do Dia – A Política enraizada – Por Renan Lima

Renan Lima
Renan Lima

No processo de acompanhamento político, nos acostumamos com o jogo político da cidade especifica da qual moramos, e as vezes estamos adaptados de tal forma que qualquer coisa que fuja do padrão já nos causa estranheza. Foi o que aconteceu comigo no último fim de semana.

O fato aconteceu em uma das várias cidades pequenas do interior pernambucano. Não irei falar o nome do município porque pode ser enquadrado em diversas cidades nordestinas. A campanha eleitoral não mudou uma vírgula desde que nasci.

Ano de eleição e ano de pandemia, qualquer meio de comunicação desde o começo do Corona Vírus falava que o pleito eleitoral seria diferente, sem porta a porta, sem comícios ou sem qualquer tipo de aglomeração. Usando uma expressão futebolista “esqueceram de avisar aos Russos”.

Carreata marcada para o fim da tarde, avenida principal da cidade tomada por uma cor só. Vereadores e prefeito chegam para o grande evento. Fogos de artifício e todo o tipo de bebida alcoólica que você possa imaginar, máscara? Artigo de luxo e motivo de chacota.

Rapidamente, o que era carreata da lugar ao paredão de som, que puxa uma multidão pelas ruas da cidade. Ao final da agora passeata, um comício no meio da avenida principal, com todos os candidatos a vereador e prefeito. Representação? Vamos fazer assim, tu não protocola e eu faço de conta que tu não fez nada de errado.

E assim caminha a velha política de interior, aquela que amarra cidades nas mãos de poucas famílias, aquela política que enfeita a cidade em um mês e esquece do resto nos próximos quatro anos. E esse ano teve um combo, junta-se o fato a irresponsabilidade de promover eventos políticos sem nenhuma precaução com a saúde pública do município.

 

Sobre o autor :

Renan Lima – Antes de tudo, Pernambucano. Bacharel em Relações Internacionais e Pós-Graduado em Ciências Políticas pelo Centro Universitário ASCES-UNITA. Atualmente desenvolve pesquisas sobre acompanhamento político.

Contatos e sugestões: [email protected]

 

1 comentário
  1. Maria de Lourdes Maciel Diz

    Muito bom seu texto. Gosto quando a realidade é mostrada assim, sem subterfúgios. Legal!
    Malude Maciel

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.