Notícias de Caruaru e Região

Diabetes e a hipertensão são grandes causadores de doenças cardiovasculares

Médicos cardiologistas e hemodinamicistas, Heitor Albanez de Medeiros, Heitor Medeiros, Tieta Albanez alertam para as doenças silenciosas
Médicos cardiologistas e hemodinamicistas, Heitor Albanez de Medeiros, Heitor Medeiros, Tieta Albanez alertam para as doenças silenciosas

As doenças crônicas, muitas vezes silenciosas, são as que mais possibilitam doenças cardiovasculares. A famosa hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma das doenças crônica caracterizada pelos altos níveis de pressão sanguínea nas artérias. É uma condição que faz com que o coração faça um esforço maior para que o sangue circule pelo corpo. Já o diabetes, outro problema crônico, é um importante fator de risco para a doença do coração.

De acordo com o cardiologista e hemodinamicista da MedInterv / Real Cardiologia, Heitor Albanez de Medeiros, a diabetes é uma das doenças mais silenciosas, pois seu diagnóstico só pode ser concluído após um exame de sangue e, muitas vezes, o paciente não sente nada. “O diabetes está diretamente relacionada com a obesidade, mas também com fator familiar, ou seja, se os pais têm a doença a possibilidade do filho ter é maior. Por isso, é importante que as pessoas que deixaram seus tratamentos durante a pandemia do Covid-19 retornem para seus médicos o quanto antes”, alerta, acrescentando que a causa mais comum de morte no mundo é infarto do miocárdio que significa um entupimento da artéria do coração causando a morte do músculo.

Existem fatores que levam o aceleramento desse entupimento e as principais causas são a pressão arterial aumentada e o diabetes. Por isso, tanta preocupação pelos médicos para dar o diagnóstico da forma mais rápida possível quando a pessoa ainda não teve nenhum dano no coração, mesmo que ela não sinta nada. Essas doenças, por muitas vezes não causarem sintomas na pessoa na fase inicial, dificultam explicar a importância do tratamento que, por muitas vezes, são deixados de lado. “A função do médico cardiologista é explicar para os pacientes que o diabetes e a hipertensão são um dos grandes males para o coração e, caso seja tratada adequadamente, o paciente pode ter uma vida longa e saudável utilizando medicações cada vez mais modernas e eficazes”, alerta.

Algumas pessoas descobrem primeiro o problema no coração para então descobrir que está com pressão alta ou com açúcar alto no sangue, o que agrava o tratamento. Quando isso ocorre, o médico busca uma forma deixar a pressão arterial do paciente mais baixa pra diminuir o trabalho do coração em bombear esse sangue, o que ocorre com a diabetes que necessita de um tratamento mais controlado podendo ser necessário até o uso de insulina caso o controle não seja possível apenas com medicações orais. As doenças do coração, ou cardiovasculares, juntamente com a hipertensão e diabetes são um dos grandes desafios da cardiologia atual para levar mais saúde e longevidade para nossa população.

SERVIÇO:

  • MedInterv/ Real Cardiologia
  • Onde: Real Hospital Português – Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE.
  • Instagram: @medinterv

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.