Notícias de Caruaru e Região

Biden está a um passo de tirar, democraticamente, Trump do poder

Biden
.

Depois de uma nova noite de protestos, a maioria de forma pacífica, os Estados Unidos amanhecem sob a expectativa do fim da contagem de votos em quatro estados que vão decidir a eleição no país — Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia. Com a conquista de 264 delegados no Colégio Eleitoral, segundo projeções da AP, Fox e AFP, o democrata Joe Biden precisa da vitória em um desses estados para chegar à Casa Branca. O presidente Donald Trump obteve, até o momento, 214 delegados.

Até a manhã de hoje, a CNN e o New York Times, que também projetam os resultados das apurações estaduais, consideravam que era cedo para garantir a vitória de Biden no Arizona, o que deixaria o democrata com 253 delegados. Para ser eleito, o candidato precisa garantir apoio de 270. Acompanhe a apuração em tempo real.

Previsões frustradas: a apuração está sendo muito mais acirrada do que previam pesquisas de intenção de voto. Institutos chegaram a projetar vitória de Biden no voto popular por até dez pontos percentuais de vantagem. Durante a quinta-feira, ficou claro que Trump voltou a desafiar as expectativas, mesmo com o impacto fatal da pandemia no país.

Repercussão no Brasil: o presidente Jair Bolsonaro voltou a manifestar torcida por Trump. “A esperança é a última que morre”, disse a apoiadores.

Noite de protestos: manifestantes foram às ruas em cidades como Portland, Chicago e Nova York ecoando o pedido de Biden para que todos os votos sejam contados. Os atos, motivados pela ação de Trump de questionar a contagem em estados decisivos para a eleição, também ocorreram na Pensilvânia, que segue em fase de apuração. Por outro lado, americanos pró-Trump pediram a interrupção da apuração em atos em Detroit, em Michigan, e no estado do Arizona. Ao menos 20 pessoas foram presas.

Opinião: Trump se apega a um mundo paralelo e pode perder o palanque da Casa Branca, mas terá uma enorme voz no futuro americano, infelizmente, afirma Guga Chacra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.