Notícias de Caruaru e Região

Coluna do Dia – O caruaruense renovou e deu um aviso – Por Renan Lima

Renan Lima
Renan Lima

O dia 15 de novembro marcou a politica caruaruense de várias formas, mas antes de chegar no mérito, preciso falar sobre o show de democracia que o Brasil deu ao mundo. Apesar de sofrer vários ataques criminosos de Hackers de vários países, o sistema eleitoral brasileiro suportou tudo e apesar do resultado atrasar algumas horas, o resultado saiu no mesmo dia e ninguém questionou fraude. Porque choras EUA?

Voltando para as eleições municipais, o caruaruense mostrou claramente que não atura mais um legislativo inerte. O pior vereador (em número de projetos de lei) tentou chegar a prefeitura mas ficou em um vergonhoso quinto lugar. Favas contadas para quem o acompanhava, merecido.

Se Caruaru disse não a um candidato apoiado por Tony Gel e José Queiroz, o que esperar dos vereadores? Sim, renovação das grandes. Dos 23 vereadores de mandato, apenas 8 conseguiram a reeleição. São 15 “novos” nomes, mas apesar disso a base governista de Raquel Lyra deve se manter, quase intacta.

Fica aqui a minha torcida para que todos os 23 consigam exercer o papel do legislativo, que olhem para a população de Caruaru como um todo e não apenas para quem está no centro urbano. Que o diálogo com as diferentes classes sociais sejam mantidos e ampliados.

Particularmente, feliz pelo salto no número de vereadoras no nosso município. Caruaru a partir de 2021 contará com uma bancada de 4 mulheres, um número nunca antes alcançado na nossa história. Esperançoso nos trabalhos de Cabo Cardozo, Anderson Correia e Perpétua Dantas. Nomes que podem e muito contribuir para uma Caruaru melhor.

Sobre o autor :

Renan Lima – Antes de tudo, Pernambucano. Bacharel em Relações Internacionais e Pós-Graduado em Ciências Políticas pelo Centro Universitário ASCES-UNITA. Atualmente desenvolve pesquisas sobre acompanhamento político.

Contatos e sugestões: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.