Notícias de Caruaru e Região

Clube do Filme: 10 HORAS PARA O NATAL – Por Mary Queiroz


A arte de celebrar o Natal, encontra-se na união e no afeto.

Mary Queiroz
Mary Queiroz

Estamos no mês de dezembro, período de Natal e Ano Novo, época onde as pessoas se sensibilizam mais, bem como também, preocupam-se na busca de comprar presentes, em ajudar o próximo e tudo mais relacionado a esse mês. No cinema, também não é diferente, pois buscamos assistir mais filmes com temática que eleve o Espírito Natalino que há em nós.

Nos anos 1970, houve uma popularização de filmes com temáticas Cristãs, os quais ressaltavam a vida e obra de Jesus Cristo. Temos “Rei dos Reis” (1961), “Jesus de Nazaré” (1977), “Jesus Cristo Superstar” (1973) e o Brasil ainda tem uma produção sua, com a participação de Fernanda Montenegro: “A Vida de Jesus Cristo” produção de 1971.

“Rei dos Reis” (1961)
“Rei dos Reis” (1961)

Na virada da década, no início dos anos 1980, algumas produções ainda tentaram prosseguir com filmes cristãos, mas com uma pegada mais crítica e muitas vezes pesada, como “A Última Tentação de Cristo” (1988), onde vemos Willem Dafoe interpretando um Jesus, em seus últimos momentos na cruz, refletindo como teria sido sua vida se tivesse tido um relacionamento com Maria de Madalena, ou até mesmo a produção francesa de 1985, do Diretor Jean-Luc Godard, “Je Vous Salue, Marie”, trazendo a história do nascimento de Jesus num período mais contemporâneo, onde Maria é estudante, trabalha num posto de gasolina e José, é um motorista de táxi.

Na metade dos anos 80 e início dos anos 90, as produções começaram a focar mais no lado comercial do período natalino, incentivado através das produções focadas na figura de Papai Noel. Tivemos filmes como “Esqueceram de Mim: 1 e 2” (1990-1992), “Milagre na Rua 34” (1994), “Um Herói de Brinquedo” (1996) e “Um Herói de Brinquedo 2” (2014). A partir daí, todos os filmes trazem, agora, a preocupação de vender essa imagem mercadológica para o cinema, incentivando, cada vez mais, uma sociedade consumista.

“Milagre na Rua 34” (1994)
“Milagre na Rua 34” (1994)

O Brasil também se fortalece no mercado de comédias besteirol, com narrativas com pouco conteúdo e piadas repetitivas neste quesito, transformando-se num produto subdesenvolvido em termos de conteúdo. Filmes como: “O Candidato Honesto – 1 e 2” (2014-2018), “Até Que a Sorte nos Separe – 1, 2 e 3” (2012, 2013, 2015), “Minha Mãe é Uma Peça – 1, 2 e 3” (2013,2016, 2019), sempre estrelados por atores globais, mais especificamente, o Leandro Hassum. Aliás, é o próprio Leandro quem protagoniza “Tudo Bem no Natal Que Vem” (2020), o primeiro filme brasileiro da Netflix com temática de Natal. Uma produção da Netflix, a qual caiu no gosto do público, afinal, Hassum é sinônimo de boa audiência para que curte seu estilo de humor.

E agora, estreia nos cinemas brasileiros, 10 Horas Para o Natal, outra comédia nacional com essa temática, que também carrega em boa parte de suas cenas, muitas semelhanças com alguns acontecimentos dos filmes Esqueceram de Mim e Um Herói de Brinquedo.

Filme 10 Horas para o Natal
10 Horas para o Natal

Em 10 Horas para o Natal, vemos que cansados de passar noites de Natal sem graça depois que seus pais se separaram, Julia (Giulia Benite), Miguel (Pedro Miranda) e Bia (Lorena Queiroz) bolam um plano para reunir novamente Marcos Henrique (Luis Lobianco) e Sônia (Karina Ramil) e, assim, relembrar os velhos tempos em que esperavam o Papai Noel como uma família, reunidos na ceia familiar com a avó Nena (Jandira Martini), o tio Silvio (Marcelo Laham) e as tias Zilu (Eliana Guttman) e Aldinha (Amelinha Bittencourt).

O período natalino é usado no roteiro para fazer uma boa reflexão sobre como se sentem os filhos com a separação dos pais, e quando este afastamento, afeta algumas tradições e reuniões familiares. Focando na cultura do consumismo e também na de preservar a importância de se acreditar em Papai Noel, a narrativa, aborda também a questão do “dar valor às pequenas coisas e àquilo que realmente importa” e para eles, o que importava no Natal era estar reunidos com seus pais para cultivar o sentimento de afeto, troca de experiências, além dos presentes.

Na tentativa de resgatar o mesmo espírito natalino que costumava frequentar as festas da família Silva, os três irmãos vão sozinhos numa aventura pelas ruas de São Paulo, para comprar tudo que faltava para decorar a casa. É nesta aventura dirigida por Cris D’Amato, que os personagens são desenvolvidos e suas características exploradas. No quesito de atuações, o elenco dá um show e a química entre eles flui naturalmente. Quem assiste, compra a ideia e se diverte com a os conflitos e problemas daquela família. Ao abordar situações possíveis de acontecer, o roteiro lida facilmente com as dificuldades apresentadas durantes aquelas 10 horas que antecede o Natal deles, oferecendo soluções práticas e humoradas.

No fim, 10 Horas Para o Natal, encanta, diverte, emociona e nos motiva a acreditar na importância de cultivar e valorizar cada momento feliz com aqueles que nos afeta positivamente, nos fazendo lembrar que a arte de celebrar o Natal, encontra-se na união e no afeto.

PROGRAMA CLUBE DO FILME

No programa Clube do Filme deste sábado, 12 de dezembro, às 13h pela Rádio Cultura do Nordeste 96,5 FM/1130 AM, apresentação: Edson Santos e Mary Queiroz, aborda o tema: “OS RAPPERS NO CINEMA”. Convidados Bento Carioca e Cahuê Moreno, estarão presentes na Rádio Cultura.
Jornal de Caruaru

FREAKY: NO CORPO DE UM ASSASSINO

Filme estadunidense dos gêneros comédia, suspense e slasher dirigido por Christopher B. Landon, com roteiro escrito pelo mesmo em conjunto de Michael Kennedy, baseado no livro Freaky Friday (1972) de Mary Rodgers. O filme conta a história de uma estudante do ensino médio que acaba trocando de corpo com um assassino em série. Será estrelado por Vince Vaughn, Kathryn Newton, Celeste O’Connor, Misha Osherovich, Uriah Shelton, Dana Drori, Katie Finneran e Alan Ruck.

Millie Kessler (Kathryn Newton) é uma adolescente deprimida que está enfrentando o último ano do ensino médio. Porém, ela se torna o novo alvo de um insano assassino em série conhecido como “O Açougueiro de Blissfield” (Vince Vaughn), e durante o ataque, a adaga mágica faz com que ela troque de corpo com ele. Millie descobre que tem apenas um dia para reverter a mudança ou então irá permanecer presa como um assassino, contando com a ajuda de seus amigos Josh (Misha Osherovich) e Nyla (Celeste O’Connor), enquanto o verdadeiro assassino começa a fazer um massacre na cidade em seu corpo.

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 13 de novembro de 2020, pela Universal Pictures.

MULHER MARAVILHA 1984 =PRÉ-ESTREIA=

Filme estadunidense de super-herói de 2020, baseado na personagem homônima da DC Comics e distribuído pela Warner Bros. Pictures. Será a sequência de MULHER MARAVILHA de 2017, e o nono filme do Universo Estendido da DC. O filme será dirigido por Patty Jenkins e roteirizado também por Jenkins e Dave Callaham. O elenco, até então, é composto por Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal, Ewen Bremner, Saïd Taghmaoui, Connie Nielsen, Robin Wright, Gabriella Wilde, Kristoffer Polaha, Amr Waked, Natasha Rothwell e Ravi Patel. As filmagens começaram em 13 de junho de 2018, e o filme tem sua estreia para 25 de dezembro de 2020 nos Estados Unidos.

Avançando para a década de 1980, a próxima aventura da Mulher-Maravilha nos cinemas a coloca frente a dois novos inimigos: Max Lord e Mulher-Leopardo.

PROGRAMAÇÃO DO CENTERPLEX CINEMAS CARUARU

SALA 01

– 10 HORAS PARA O NATAL. DUB (PARIS FILMES)

  • COMÉDIA – Nacional – Livre – Duração: 92min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 18h15
  • Sáb., Dom., Feriado: 16h00 – 18h15

– FREAKY: NO CORPO DE UM ASSASSINO DUB (UNIVERSAL) =ESTRÉIA=

  • COMÉDIA – Dublado – 16 Anos – Duração: 102min.
  • Qua.: 20h30

– CONVENÇÃO DAS BRUXAS DUB (WARNER BROS)

  • AVENTURA – Dublado – 10 Anos – Duração: 106min.
  • Qua.: 18h00

– AMIZADE MALDITA DUB (WMIX)

  • TERROR – Dublado – 14 Anos – Duração: 84min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 20h30
  • Sáb., Dom., Feriado: 20h30

SALA 02

– DESTRUIÇÃO FINAL: O ÚLTIMO REFÚGIO DUB (DIAMOND FILMS)

  • SUSPENSE – Dublado – 14 Anos – Duração: 120min.
  • Sáb., Dom., Feriado: 19h30
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 19h30

– CONVENÇÃO DAS BRUXAS DUB (WARNER BROS)

  • AVENTURA – Dublado – 10 Anos – Duração: 106min.
  • Sáb., Dom., Feriado: 17h00
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 17h00

– MULHER MARAVILHA 1984 DUB (WARNER BROS) =PRÉ-ESTREIA=

  • AÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 151min.
  • Qua.: 18h30

SALA 03

– FREAKY: NO CORPO DE UM ASSASSINO DUB (UNIVERSAL) =ESTREIA=

  • COMÉDIA – Dublado – 16 Anos – Duração: 102min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 17h30
  • Sáb., Dom., Feriado: 17h30

– TROLLS 2 DUB (UNIVERSAL)

  • ANIMAÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 100min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 20h00
  • Sáb., Dom., Feriado: 20h00
  • Qua.: 17h30

– MULHER MARAVILHA 1984 DUB (WARNER BROS) =PRÉ-ESTREIA=

  • AÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 151min.
  • Qua.: 20h00

SALA 04

– FREAKY: NO CORPO DE UM ASSASSINO DUB (UNIVERSAL) =ESTREIA=

  • COMÉDIA – Dublado – 16 Anos – Duração: 102min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 20h15
  • Sáb., Dom., Feriado: 20h15

– TROLLS 2 DUB (UNIVERSAL)

  • ANIMAÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 100min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter.: 18h00
  • Sáb., Dom., Feriado: 15h45 – 18h00

– MULHER MARAVILHA 1984 2D DUB ATMOS (WARNER BROS) =PRÉ=ESTREIA=

  • AÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 151min.
  • Qua.: 16h00 – 19h30

 

Sobre o autor

Mary Queiroz é radialista e cinéfila, apresenta o Programa Clube do Filme, todos os sábados a partir das 13h, junto com o radialista Edson Santos pela Rádio Cultura do Nordeste 96,5 FM. Sugestões: [email protected]

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.