Notícias de Caruaru e Região

Clube do Filme: LEGADO EXPLOSIVO – O novo filme de Liam Neeson – Por Mary Queiroz.

Mary Queiroz
Mary Queiroz

O que leva um ator consagrado, indicado ao Oscar pela sua atuação, de repente enveredar pelo “fácil” caminho dos filmes de ação de baixo orçamento? Esse é caso de Liam Neeson, hoje com 68 anos, mas vem demonstrando ser bom em filmes de ação, apesar da idade. Liam participou de grandes produções cinematográficas, dentre elas, “A Lista de Schindler” (1993 – de Steven Spielberg, o qual lhe rendeu uma indicação ao Oscar de 1994, na categoria de Melhor Ator pela sua interpretação), “Gangues de Nova York” (2003 – de Martin Scorsese), “Cruzadas” (2005 – de Ridley Scott) “Os Miseráveis” (de Bille August). Fez alguns dramas, comédias até que entra no gênero dos filmes de ação através de ”Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma” (1999 – de George Lucas), demonstrando ter habilidades incríveis para este tipo de produção.

Com seu carisma como marca registrada e uma disposição juvenil sem igual, pois Liam fazia questão de aprender as técnicas de lutas, por mais difíceis e complexas que elas fossem ou exigisse um esforço por parte dele, consagrou-se como o mais velho ator a estrelar filmes de ação. Foi o Henri Ducard/ Ra’s al Ghul em “Batman Begins” (2005 – de Christopher Nolan), fez sucesso absoluto na trilogia “Busca Implacável” (2008, 2012 e 2014), além de tantos outros como “Sem Escalas” (2014), “Desconhecido” (2011), “Esquadrão Classe A” (2010), “Noite Sem Fim” (2015) e “ A Perseguição” (2011). Parecia que o ator tinha alcançado a fórmula certa do sucesso fácil, apesar da idade. Parecia, até ele estrelar esse filme lamentável que é “Legado Explosivo”.

 Liam Neeson
.

Nele Liam Neeson dá vida ao personagem Tom Carter, um especialista em demolição e uma lenda entre os criminosos por ser um ladrão de banco que roubou uma fortuna e nunca foi preso. Aqui ele, resolve mudar de vida e se tornar uma pessoa honesta quando se apaixona por uma mulher que trabalha em uma instalação de armazenamento, um lugar onde ele esconde todo o dinheiro que roubava, porém encontra dificuldade em limpar seu nome e deixar de praticar atos criminosos, quando passa a ser investigado por um agente corrupto do FBI.

No roteiro elaborado, todo arco das motivações do personagem de Liam Neeson é definido nos primeiros minutos do filme, mas tarda para chegar ao argumento, do ladrão bonzinho. A justificativa dada a quantidade de bobagens inseridas na motivação do personagem em roubar e não gastar o dinheiro, é desnecessária e clichê. O mesmo acontece com o restante dos outros personagens, onde são apresentados com calma, demonstrando que não há pressa para iniciar a ação, e explosões, o que é ruim, pois comunica falta de criatividade no seu desenvolvimento. Nota-se que, não existe uma preocupação em dar algum embasamento fidedigno à atuação do FBI na trama. A conexão entre os personagens foi feita da pior maneira possível, por um telefonema nada planejado, porém bem explicado, já deixando o espectador confortável para não se surpreender mais com nada.

O filme ganha um pouco de respeito, devido a presença magnética de Liam Neeson, mas o mesmo não podemos dizer dos outros atores, utilizados apenas para Liam ter com quem contracenar. Os diálogos, no geral, foram introduzidos, muito bem explicados, descartando qualquer hipótese do espectador se surpreender com uma reviravolta ou que ao menos, um personagem secundário, recebesse arcos dramáticos pessoais capazes de impactar, ou que a atuação ridicularizada do FBI, tivesse relevância para esta trama.

As poucas lutas não são bem coreografadas, e são prejudicadas pelo excesso de cortes. O mesmo acontece com uma ou duas perseguições onde são utilizados alguns veículos. O que era para ser algo atrativo, torna-se incômodo, principalmente através de uma filmagem que não sabe se prioriza planos abertos ou os close-up no elenco. Ainda assim, o maior erro de Legado Explosivo, é tentar justificar seu título com uma ou duas explosões executadas de maneira bem básica.

E o diretor, nem tentou elaborar um trabalho pontual mesmo diante de tanta possibilidade, sua câmera não soube como namorar a ação, causar desorientação e deixar o espectador satisfeito pelo menos com uma cena explosiva. No fim, a certeza que fica é que nem o legado construído pelo talento de Liam Neeson, eleva o resultado ou acrescente algo de positivo no final da produção. Legado Explosivo, não é memorável, é clichê e esquecível.

PROGRAMA CLUBE DO FILME

O programa Clube do Filme de sábado, 23 de janeiro de 2021, quarto programa do ano, às 13h pela Rádio Cultura do Nordeste 96,5 FM/1130 AM, apresentado por Edson Santos e Mary Queiroz, terá como tema: A ARTE DE EDUCAR – BASEADO NO FILME “O SUBSTITUTO”. Nos estúdios da Rádio, participação de Vanessa Paulina (Psicóloga), Edvaldo Santos (Curador do Festival de Cinema de Caruaru) e Carlos Silva (Professor e Sociólogo).

Acompanhe pelas Redes Sociais:

  • SITE:
  • www.radioculturadonordeste.com.br
  • FACEBOOK:
  • www.facebook.com/RadioCulturadoNordeste
  • YOUTUBE:
  • RÁDIO CULTURA DO NORDESTE

PINÓQUIO

Geppetto, um pobre carpinteiro italiano, constrói um boneco de madeira que logo se mostra capaz de falar e andar sozinho. Com isso, Geppetto resolve tratá-lo com um filho e o batiza de Pinóquio. No entanto, ele é desobediente e tem um espírito livre, mas após muitas peripécias ele descobre através de uma fada que caso se comporte bem, ela o transformará em uma criança de verdade.

Roberto Benigni, que interpreta o Geppetto neste filme, escreveu, dirigiu e estrelou como o personagem-título na adaptação ‘Pinóquio‘. Além de dirigir, Matteo Garrone também foi responsável pelo roteiro ao lado de Massimo Ceccherini.

ESTRANHO PASSAGEIRO: SPUTINIK

O filme “Sputnik é um tanto quanto assustador. A ficção científica gravada na Rússia se inspirou claramente no clássico “Alien – O Oitavo Passageiro”, de Ridley Scott, e traz uma médica que pode perder sua licença. Tatiana Yurievna tem métodos controversos de trabalho, mas sua carreira é salva: as Forças Armadas fazem um recrutamento de última hora. Ela tem que avaliar o caso do astronauta Konstantin Sergeyevich, que sobreviveu a um misterioso acidente espacial e voltou para Terra com algo vivendo dentro dele — entendeu por que a comparação com “Alien”? “Sputnik” se passa na década de 1980 e ainda tem data oficial de lançamento no Brasil, nesta quinta-feira 21 de janeiro no Centerplex Cinemas.

.

PLANET CINEMAS (Shopping Difusora)

  • As salas de exibição continuam sem funcionar em face das medidas restritivas da Pandemia do Covid-19

CENTERPLEX CINEMAS

SALA 01

– ESTRANHO PASSAGEIRO SPUTNIK DUB (PLAYARTE) =ESTREIA=

  • TERROR – Dublado – 16 Anos – Duração: 114min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 20h30
  • Sáb., Dom., Feriado: 20h30

– TROLLS 2 DUB (UNIVERSAL)

  • ANIMAÇÃO – Dublado – Livre – Duração: 100min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h15
  • Sáb., Dom., Feriado: 15h15

– PINÓQUIO DUB (WMIX) =ESTREIA=

  • FANTASIA – Dublado – 10 Anos – Duração: 137min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h30
  • Sáb., Dom., Feriado: 17h30

SALA 02

– MULHER MARAVILHA 1984 DUB (WARNER BROS)

  • AÇÃO – Dublado – 12 Anos – Duração: 151min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h30 – 20h00
  • Sáb., Dom.: 16h30 – 20h00

SALA 03

– ESTRANHO PASSAGEIRO SPUTNIK DUB (PLAYARTE) =ESTREIA=

  • TERROR – Dublado – 16 Anos – Duração: 114min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 18h15
  • Sáb., Dom., Feriado: 18h15

– MULHER MARAVILHA 1984 DUB (WARNER BROS)

  • AÇÃO – Dublado – 12 Anos – Duração: 151min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h00
  • Sáb., Dom.: 15h00

– LEGADO EXPLOSIVO DUB (WMIX)

  • AÇÃO – Dublado – 14 Anos – Duração: 100min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 20h45
  • Sáb., Dom., Feriado: 20h45

SALA 04 (ATMOS)

– MULHER MARAVILHA 1984 2D DUB ATMOS (WARNER BROS)

  • AÇÃO – Dublado – 12 Anos – Duração: 151min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h00
  • Sáb., Dom.: 16h00

– PINÓQUIO DUB (WMIX) =ESTREIA=

  • FANTASIA – Dublado – 10 Anos – Duração: 137min.
  • Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h30
  • Sáb., Dom., Feriado: 19h30
Sobre o autor

Mary Queiroz é radialista e cinéfila, apresenta o Programa Clube do Filme, todos os sábados a partir das 13h, junto com o radialista Edson Santos pela Rádio Cultura do Nordeste 96,5 FM. Sugestões: [email protected]

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.