Notícias de Caruaru e Região

Poeta Jefferson Moisés grava DVD ‘O Contador de Histórias’

Poeta Jefferson Moisés
Poeta Jefferson Moisés

O poeta declamador Jefferson Moisés vai gravar seu 1º DVD de poesias populares, intitulado ‘O Contador de Histórias’. A gravação será no domingo (24/01), a partir das 17h, no Teatro do Sesc Caruaru. A ação será realizada através de recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de um projeto aprovado em um edital de cultura do Governo do Estado.

Para atender às recomendações sanitárias, a apresentação do espetáculo será restrita a convidados, exigindo o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A aula-espetáculo será transformada em um DVD, que será distribuído gratuitamente em escolas, faculdades e bibliotecas comunitárias.

A apresentação será em forma de aula-espetáculo, na qual serão apresentadas várias poesias de poetas populares do Nordeste. Durante as interpretações, o declamador também fará explicações sobre o tema. No repertório, haverá poesias de nomes como Amazan, Chico Pedrosa, Zé Laurentino, Zé da Luz e Tiago Monteiro, entre outros.

De acordo com o poeta Jefferson Moisés, o objetivo é valorizar o legado de autores do passado e fomentar novas produções. “Nossos jovens precisam conhecer o vasto universo da Literatura de Cordel, que tanto enriquece nossa memória e nossa identidade cultural”, comenta. “Gravar este material é a realização de um sonho, pois acredito no poder transformador da poesia”, completa o artista.

Biografia

Com 35 anos de idade, Jefferson Moisés é um destaque na poesia popular nordestina. Ele conta que escutou pela primeira vez uma poesia declamada aos 8 anos de idade, quando seu pai comprou uma fita k7 do poeta Amazan. Ainda garoto, memorizou as poesias e passou a recitá-las quando havia oportunidade. Seu lado poético ganhou um novo fôlego em 2017, passando a escrever e publicar cordéis sobre vários assuntos. No ano seguinte, foi empossado como membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) e, desde então, vem ganhando mais notoriedade na arte. Já se apresentou por duas vezes no Festival de Inverno de Garanhuns, no Polo do Repente em Caruaru, em escolas e faculdades e em eventos literários da região. Além das apresentações presenciais, mantém um canal no YouTube, onde recita poemas e causos.

 

Assine nossa newsletter e receba nossas notícias em seu e-mail

Insira o seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.