Notícias de Caruaru e Região

#CulturArte – Legado musical de Zé Dantas é reunido em playlist do Cais do Sertão

Seleção especial estreia no canal do museu no Spotify e traz os clássicos do compositor que foi parceiro de Luiz Gonzaga

Cais do Sertão Zé Dantas - Setur PE Divulgação
Cais do Sertão Zé Dantas – Setur PE/Divulgação

Compositor, poeta e folclorista brasileiro. Assim é lembrado José de Sousa Dantas Filho, conhecido artisticamente como Zé Dantas. Médico por formação e cronista, Zé Dantas conquistou renome nacional, principalmente pela parceria com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. É o autor de clássicos como “A Volta da Asa Branca”; “Acauã”; “Sabiá” e “O Xote das Meninas”.

Além de Gonzaga, célebres artistas interpretaram as composições de Zé Dantas, entre eles Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Marisa Monte. Para celebrar o centenário do compositor, o Cais do Sertão convidou o doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Harlan Teixeira para criar uma playlist temática em homenagem a Dantas. O público pode acessar a playlist já neste domingo (21), no Spotify do Cais, gratuitamente.

Batizada de “Centenário de Zé Dantas”, a seleção especial conta com 17 canções compostas pelo autor: “Acauã”, cantada por Luiz Gonzaga; “São João do Arraiá”, interpretada pela banda de forró Mastruz com Leite; “A Letra I”, parceria de Marina Elali e Zé Dantas; “Forró de Mané Vito”, por Dominguinhos e Gilberto Gil, entre outras.

O perfil do Cais no Spotify convida à experimentação dos ritmos que compõem a musicalidade local. Além do repertório dedicado a Zé, o ouvinte pode conhecer a fundo a odisseia sertaneja de Gonzagão, o legado de Naná Vasconcelos e muito mais.

“Comemorar o centenário de Zé Dantas é muito significativo para todos nós do Cais do Sertão. Trata-se de um artista que criou composições que elevaram o Nordeste ao patamar internacional, então exaltar o legado dele faz parte do nosso compromisso em manter viva em cada visitante e internauta a identidade nordestina, a força da nossa cultura popular, a resistência e a esperança do nosso povo”, comenta a coordenadora de Conteúdo do Cais do Sertão, Clarice Andrade.

Zé Dantas compondo com Luiz Gonzaga
Zé Dantas compondo com Luiz Gonzaga

No Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento turístico situado no coração do Recife e gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, o visitante pode conhecer um pouco da parceria entre Zé Dantas e Luiz Gonzaga por meio do acervo audiovisual exposto no Território Cantar, que conta ainda com arquivo fotográficos e trechos de entrevistas.

Turistas, visitantes e pernambucanos podem fazer tour pelo museu nos seguintes horários: quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h. Desde a reabertura gradual, o centro cultural tem funcionado com 40% da capacidade de público, prezando pelo cumprimento dos protocolos sanitários: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Os ingressos custam R $10 (inteira) e R $5 (meia-entrada).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.