Notícias de Caruaru e Região

#Mundo: Chanceler do Irã pede a Biden volta dos EUA a acordo nuclear

Joe Biden - presidente Estados Unidos
>strong> Joe Biden – presidente Estados Unidos – Foto: Evan Vucci/AP Photo

O ministro das Relações Exteriores do Irã pediu aos Estados Unidos que ajam rapidamente para retornar ao acordo nuclear, apontando que um projeto aprovado pelo parlamento força o governo a endurecer sua posição nuclear se as sanções norte-americanas sobre o país não forem amenizadas até 21 de fevereiro.

O chanceler Mohammad Javad Zarif também se referiu às eleições no Irã em junho. Se um presidente linha-dura for eleito, isso poderia ameaçar ainda mais um acordo, segundo ele.

O governo do presidente norte-americano Joe Biden está explorando maneiras de restaurar o acordo nuclear de 2015 que o Irã assinou com grandes potências mundiais, mas que foi abandonado em 2018 pelo ex-presidente Donald Trump, que restaurou sanções contra o país.

Hassan Rouhani - Presidente Irã
Hassan Rouhani – Presidente do Irã – @Reuters/L.iesner

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, discutiu o Irã na sexta-feira em uma reunião virtual com secretários de Estado do Reino Unido, França e Alemanha, com o grupo ponderando sobre como reatar o acordo.

Biden disse que se Teerã voltar a cumprir estritamente o pacto, Washington seguirá o exemplo e usará isso como um trampolim para um acordo mais amplo que pode restringir o desenvolvimento de mísseis do Irã e suas atividades na região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.