Notícias de Caruaru e Região

#Sabor: Você conhece, ou já provou a pimenta mais ardida do mundo?

Pimenta Carolina Reaper - A mais ardida do mundo
Pimenta Carolina Reaper – A mais ardida do mundo

Cada vez mais popular na composição de pratos, a pimenta é um item que não passa despercebido quando se trata de ardência. A tolerância aos mais variados tipos de pimenta varia de pessoa para pessoa, mas algumas, como a biquinho ou a de cheiro, costumam ser mais bem aceitas pela comunidade.

Isto porque as pimentas têm ardências diferentes, que são classificadas usando a escala de Scoville. Criada em 1912 pelo farmacêutico Wilbur Scoville, essa escala mede a quantidade de água com açúcar necessária para diluir a ardência de uma pimenta.

Por exemplo, a pimenta biquinho é classificada como 1000 na escala de Scoville. Isso significa que para diluir totalmente a pungência de 1 xícara de pimentas biquinho seria necessário 1 mil xícaras de água com açúcar. Atualmente, o método foi melhorado e foram criadas as unidades de calor Scoville (SHU).

Segundo essa escala, a pimenta mais ardida do mundo é a Pepper X. Ela foi apresentada no final de 2017 por Ed Smokin Currie, um criador de pimentas dos Estados Unidos. Sua pungência é estimada em 3,18 milhões de SHU e ela arde quase o dobro que a Carolina Reaper.

Só para efeitos de comparação, o spray de pimenta utilizado pelas forças policiais para dispersar multidões, tem entre 2 e 4,5 milhões de SHU na escala de Scoville.

pimenta malagueta
Pimenta Malagueta – uma das mais consumidas no Brasil.

Mas e o que diz o Guinness Book?

Atualmente, o livro dos recordes diz que a pimenta mais ardida do mundo é a Carolina Reaper. Também criada por Ed Currie, essa variante assumiu o título em 2017. A Carolina Reaper possui em média uma ardência de 1,56 milhão de SHU.

Outras pimentas que já ostentaram o título de mais ardida do mundo foram a Naga Viper (1,38 milhões de SHU) e a Scorpion Butch T (1,46 milhões de SHU).

Confira abaixo a ardência das pimentas mais comuns no Brasil

  • Pimenta biquinho – 1 mil de SHU na escala de Scoville
  • Pimenta dedo-de-moça – 5 mil de SHU na escala de Scoville
  • Pimenta-de-cheiro – 10 mil de SHU na escala de Scoville
  • Pimenta malagueta – 60 mil de SHU na escala de Scoville

Fonte: receias.band.uol

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.