Notícias de Caruaru e Região

NOVO HORIZONTE NÃO REGISTRA ‘UM SÓ CASO DE COVID’ DESDE INÍCIO DA PANDEMIA – Por Thiago V Braga

Thiago V. Braga.
Thiago V. Braga.

Esperança

A beleza-verde da cidade vai de encontro com a tranquilidade que reina no dia a dia dos habitantes do lugar. Novo Horizonte é cercado por belas montanhas, possuí um céu ‘azulzinho’ que, por certo, faz jus ao seu nome, tendo como lembrança, o firmamento aberto pelo sol posto às 5h00 da manhã.

O município dista 100 km de Seabra, no oeste baiano, possuí 12.500 habitantes (último senso 2019 – IBGE). Segundo consta, nenhuma vítima ou possível vítima dera entrada no único hospital da cidade – um vez de pequeno porte – inviável para atender situações excepcionais do tipo Covid/19. Se houver registros, desta natureza, hão de ser encaminhados para municípios vizinhos que ofereçam suporte necessário como testes, automedicação e internamento.

Todos, é claro, estão tomando os devidos cuidados como uso de máscara, aplicação de álcool em gel nas mãos e o chamado ‘distanciamento social’. Salvo algumas exceções. Diante do quadro ‘índice 0’ (zero) para número de vítimas da covid, escalonado pela secretaria de saúde local, havemos de nos alegrar com a boa notícia.

Enquanto ‘lá fora’ tanta e tanta gente perde a vida ou lotam as unidades hospitalares {inclusive promovendo a falta de leitos e respiradores}, Novo Horizonte torna-se um OÁSIS do não contágio da doença viral. Nem tudo está perdido! Isso não quer dizer que a população deva ‘afrouxar’ as medidas preventivas atribuídas pelo Ministério da Saúde.

Pode sim, comemorar, mas com ressalvas. A primeira delas, é manter o foco: se cada um fizer sua parte, continuaremos assim, sem um só caso. Barreiras sanitárias (equipe de enfermeiros e auxiliares) foram montadas nas duas entradas da cidade, acompanhando ‘quem está de regresso’, a fim de detectar ‘algo diferente’.

Sobre autor :

Thiago Valeriano Braga É formado em Direito pela FMU; Ex-aluno do curso ‘Técnicas de Persuasão’ pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM-Vila Mariana); Membro da Academia de Artes, Letras e Ciências da Ilha do Paquetá (Rio de Janeiro-RJ); Membro da Academia Imperatrizense de Letras (Imperatriz-Ma)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.