Notícias de Caruaru e Região

Centro Espírita: Escola e Hospital – Por professor Kardecky Lima

Professor Kardecky Lima
Professor Kardecky Lima

O Centro Espírita é uma Escola, e um Hospital em sua essência. Quando o Espiritismo chegou ao Brasil, passou a ganhar características outras do que acontecia na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Pela mistura de raças, pela base Católica arraigada, mesclada à Cultura Indígena e Afro-Brasileira, fez com que naturalmente as pessoas buscassem num Centro Espírita um local de consolo e tratamento das mais diversas problemáticas físicas e espirituais que, na maioria das vezes, causam perturbações psicológicas. Práticas de desobsessão sempre existiram no Brasil, embora com outras nomenclaturas ou mesmo sem serem nomeadas. Com a chegada da Doutrina Espírita, que a princípio trouxe uma base pedagógica advinda de Allan Kardec e os ensinamentos dos Espíritos Superiores, fez com que as reuniões fossem verdadeiras aulas sobre a condição da natureza das comunicações com os Espíritos, onde, neste intercâmbio, havia elucidações para as mais variadas questões da humanidade.

Passada esta fase inicial, surge o lado terapêutico da Doutrina, utilizando palavras de consolação, coisa que os chamados pretos e pretas velhas já faziam entre os escravizados. Algo também que os padres faziam, ao seu modo, nos confessionários junto aos seus fiéis.

O fator consolador, atrelado à práticas energéticas, anímicas e medianímicas, passaram então a ajudar muitas pessoas nos Centros Espíritas, tendo em vista que muitas enfermidades já não estavam sendo sanadas ou descobertas pela medicina convencional, além das dificuldades financeiras para pagar a certos tratamentos nos consultórios, clínicas e hospitais da Terra.

Em suma, podemos dizer que Centros Espíritas, ou qualquer templo religioso, não deve ser visto como um local de milagres ou de cura garantida. Nem deixarmos de, em primeiro plano, procurar hospitais convencionais e médicos encarnados, pois os mesmos são capacitados e estudiosos, em sua maioria, e devem ser os primeiros a serem valorizados e buscados.

Entretanto, é plenamente viável e até recomendável um tratamento espiritual em paralelo com um tratamento convencional ou quando o tratamento médico Terreno esgotar todas as suas possibilidades.

Muitos fatos positivos e reais temos acompanhado ao longo do tempo com tratamentos espirituais no Centro Espírita, muitas vezes cirurgias e remoções de muitos males da alma que refletem no corpo físico. Todavia se a Casa Espírita for séria, com certeza sabe que não pode prometer cura nem tratar com fantasias, aberrações e procedimentos bizarros a saúde das pessoas.

A Organização Mundial de Saúde, OMS, deixa claro que devemos buscar uma saúde integral, e diante de tantas técnicas e terapêuticas modernas é muito importante buscar o lado espiritual das coisas mas evidentemente sem cair em alienação, nem muito menos abandonar a medicina convencional e sua ampla possibilidade de auxílio e êxito.

Sobre o autor

Kardecky Lima é Professor, Terapeuta Holístico e Palestrante Espírita.
(81) 99546-2759 – @kardecky_terapeuta

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.