Notícias de Caruaru e Região

Como manter o foco no ensino EAD? – Por professora Rosatrícia Moura

Professora Rosatricia Moura
Professora Rosatricia Moura

A recomendação é clara: todo mundo em casa, ok? Mas isso não significa que vamos deixar que você seja prejudicado nos estudos, nem que deixe seu curso de lado. Enquanto os especialistas recomendam que ninguém saia de casa para evitar a transmissão do vírus, nós vamos te dar algumas dicas para não deixar a peteca cair, porque o calendário acadêmico segue normal, assim como as aulas e atividades avaliativas, por meio do Estudo no seu portal.

Mas relaxa! A gente sabe que vamos todos precisar de uma adaptação a esse “modelo de emergência”, então dá uma conferida nesses itens que podem te ajudar.

1. Fique por dentro de tudo que rola na sua instituição

A primeira dica é estar por dentro de tudo que rola aqui na instituição através do seu e-mail , WhatsApp de grupo, portal do aluno , fique ligado em tudo que rola no nosso Facebook, no Instagram e acompanhe as novidades no grupo do WhatsApp . Nos canais oficiais da Instituição, você garante o recebimento de informações relevantes, foge das Fake News e ainda fica mais pertinho de nós (mesmo que virtualmente).

2. Aprenda a estudar sozinho

Considerando que hoje não precisamos mais ir até às bibliotecas para ter acesso à informação, estudar sozinho tem se tornado cada vez mais simples. Por isso, este é o momento para investir no relacionamento com você mesmo e perceber como pode ser vantajoso levar seus estudos maneira mais autônoma e independente. Dentro da sua casa, você pode escolher o seu cantinho, um lugar mais tranquilo e confortável e estudar. Essa flexibilidade e aconchego vão ajudar bastante na concentração e te levar a novos caminhos na construção do conhecimento, mas é preciso ficar atento para não deixar que distrações, como o uso do celular, tirem seu foco.

3. Organize-se!

Outra maneira de estudar na quarentena é ficar de olho em diversos materiais que estão disponibilizados gratuitamente na internet. Além disso, existem ferramentas que podem te levar ao planejamento de estudos ideal para a sua rotina, como o Trello e o EverNote.

4. Dedique-se ao seu futuro

Nada de desanimar! Você tem um objetivo, lembra? O diploma! Depois de delimitar sua rotina de estudos, faça um esforço para segui-la à risca. Se necessário, faça adaptações no seu dia a dia conforme as necessidades forem surgindo, mas nada de passar o dia inteiro no sofá sem abrir o Portal do Aluno e baixar o material da aula, ein?

5. Separe tempo para cuidar de você

A rotina vai ser hard, mas não pira! Separe aquele tempo para fazer algo legal por você em meio a tantas notícias e afazeres.

Faça exercícios em casa, a internet está cheia de vídeos que ensinam várias atividades físicas bem legais que podem ser feitas no conforto do seu lar;

Faça uma maratona da sua série favorita, assista novos filmes, leia aquele livro que você comprou há um tempão e ainda não abriu;

Cuide da sua alimentação, manter a imunidade alta é muito importante neste momento;

Reúna os amigos pelo Skype, Wattzap para colocar o papo em dia e matar a saudade;

Aproveite os conteúdos gratuitos que estão sendo disponibilizados na internet.

Vai ficar tudo bem, e mesmo de longe, ainda estamos juntinhos!

Sobre a autora :

Professora Rosatrícia Moura é Mestre em Educação , graduada em Pedagogia e Ciências contábeis , gestora da Universidade cidade verde( UNIFCV) de Alagoas , algumas cidades de Pernambuco e pirambu-SE. CEO do Moura Educacional – empresa de educação que trabalha com: EJA, inglês , técnicos , graduação , pós ( especialização )

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.