Notícias de Caruaru e Região

COMO O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, FAZ RECRUTAMENTO DE UMA EMPRESA E COMO SE ADAPTAR NESSA NOVA AGILIDADE QUE É A ERA DIGITAL

Professora Rosatricia Moura
Professora Rosatricia Moura

A equipe de colaboradores é a parte principal de qualquer instituição pública ou privada. A figura humana é essencial para o desenvolvimento de atividades manuais ou tecnológicas. Devido a isso, encontramos um desafio, pois cada pessoa tem seu perfil profissional e pessoal, diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade, salários diferentes, entre outros fatores. Por isso, o profissional de Recursos Humanos (RH) é fundamental para o bom desenvolvimento de uma empresa, sendo o responsável por administrar todos esses colaboradores e estruturá-los para garantir um bom desempenho.

A revolução industrial impulsionou o crescimento comercial. Após esse episódio, surgiu a área de Recursos Humanos que foi ganhando seu espaço conforme o crescimento do mercado. Esse primeiro modelo era responsável por toda parte burocrática e relacionamento entre colaborador e empresa.

A segunda revolução industrial trouxe um setor muito mais estratégico, porém ainda com muito zelo, a área burocrática passou a cuidar da gestão de pessoas com objetivo no desenvolvimento organizacional. As leis trabalhistas foram criadas e assim os profissionais tiveram a garantia que seu trabalho seria valorizado.

No modelo atual RH 3.0, conhecido como RH Digital, o uso da tecnologia tornou-se diário para agilizar os processos operacionais.

Afinal, quais são as funções do setor de RH?

Já entendemos um pouco sobre o surgimento do setor de Recursos Humanos e como influencia no nosso dia a dia o colaborador de uma instituição. Agora vamos entender quais são as funções que os profissionais desta área executam no seu cotidiano.

Treinamentos e Capacitação

Os profissionais promovem cursos, palestras presenciais e on-line , quando possível, 2 vezes ao mês , treinamentos presenciais e on-line motivacionais e integração do novo colaborador, a escolha de cada tema, evento é pensado na necessidade de cada setor mostrando o quanto o mercado precisa de profissionais com conhecimento em geral , principalmente depois da Era digital que tudo se reinventa a cada minuto e temos que está atualizado todo tempo para que não sejamos o profissional adaptado aos tempos de hoje , aos tempos da informação digital .

Benefícios e Direito Trabalhista

Analisam e executam a política de benefícios, buscam sempre o bem estar e satisfação dos colaboradores, além de auxiliar em caso de acidentes no trabalho, mal estar no setor, férias, 13º salário, entre outros direitos adquiridos pelo colaborador por lei.

Cargos e Salários

Outra função exercida pelo profissional é a definição de cargos e salários. Assim, facilita na abertura de um novo processo seletivo, pois o mesmo pode incluir essas informações na descrição da vaga.

Recrutamento e Seleção

Essa é uma função muito importante, pois o profissional irá classificar currículos de acordo com a vaga disponível e posteriormente, agendar uma entrevista para conhecer melhor esse candidato e analisar se o perfil realmente se enquadra para desenvolver as atividades propostas na vaga.

Dentro da área de Recursos Humanos, você pode conquistar alguns cargos, tais como: gestor, diretor, analista, coordenador, especialista, assistente, auxiliar de RH e o salário varia de acordo com o cargo e região.

Mas, o profissional de RH vai muito além do que citamos acima.

É ele quem vai manter seu cadastro atualizado, verificar seus horários de entrada e saída, conferir se sua documentação está de acordo com as exigências da Lei Trabalhista, cuidar da sua folha de pagamento, assim como férias, 13º salário, benefícios, demissão, admissão, criar campanhas de incentivo para os colaboradores, entre outros.

Por fim, o departamento de RH é de extrema importância para o funcionamento de uma organização.

Ainda está em dúvida se você tem perfil para o setor de Recursos Humanos nos tempos atuais e com a evolução da era digital? Tem TESTES VOCACIONAIS que te ajuda nisso!

Excelente oportunidade de negócio , pois toda empresa que é estruturada tem este setor e atua de forma coerente para que todos os funcionários possam se dirigir a pessoa correta para auxiliar em todo seu trabalho na empresa , principalmente na ERA que estamos vivenciando que é a ERA DIGITAL e os conflitos empresárias.

Sobre a autora :

Professora Rosatrícia Moura é Mestre em Educação , graduada em Pedagogia e Ciências contábeis , gestora da Universidade cidade verde( UNIFCV) de Alagoas , algumas cidades de Pernambuco e pirambu-SE. CEO do Moura Educacional – empresa de educação que trabalha com: EJA, inglês , técnicos , graduação , pós ( especialização )

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.