Notícias de Caruaru e Região

Crônica do Dia – CAMINHADA – Por Malude Maciel

Malude Maciel
Malude Maciel

A Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL por três anos consecutivos tem realizado sua Caminhada Cultural, um passeio histórico pelas ruas da cidade de Caruaru apresentando alguns pontos importantes na História dos seus 163 anos.

Trata-se da iluminada e feliz iniciativa do nobre acadêmico, Prof. e biólogo Alexandre Nunes que, convocando seus pares, contou com inúmeros seguidores nesse evento que ocorre justamente em 18 de maio como homenagem à terra amada numa ação de resgate de um passado a ser relembrado pelos indivíduos que vivem nesse “ país de Caruaru” como dizia o escritor e historiador Nelson Barbalho.

A programação constou de um café da manhã na sede da instituição às 7 h tendo a seguir a saída organizada após registro em várias fotos e tendo como primeira parada a Câmara do Poder Legislativo Municipal quando a acadêmica Josabel Barreto expôs pormenores da formação dessa entidade desde os primórdios. O roteiro foi cumprido: Igreja da Conceição, Local da antiga residência do Vigário Antônio Freire (o saudoso Vigarinho), Banco do Brasil; Estação Ferroviária; Monumento a Nelson Barbalho; Palácio Episcopal e Catedral de N. Sra. das Dores; Museu onde era o antigo mercado de farinha e retorno à ACACCIL.

A equipe formada pelos confrades: Profs. José Urbano, Daniel Silva, Josabel Barreto e José Severino se esmerou nos pronunciamentos que se constituíram em belas aulas de História contemporânea local, numa volta à memória de fatos, atos e figuras extraordinárias de nossos antepassados com os quais tudo começou. Por mais que se saiba a respeito é salutar acrescentar detalhes pelas vozes desses historiadores.

O Presidente da ACACCIL, Agildo Galdino, acompanhou todo o trajeto, juntamente com os demais acadêmicos, gravando, filmando e registrando maviosos ensinamentos que deveriam ser aproveitados pela Secretaria de Educação a fim de repassar às Escolas por ser de grande proveito educacional. Também o evento em si deveria ser incluído na Programação oficial da PMC enriquecendo as festividades.

Existem vários tipos de caminhadas, mas a da AACCIL no aniversário de Caruaru tornou-se obrigatória para quem ama a Capital do Agreste.

Esperamos que logo, logo possamos repetir o evento, se Deus assim o permitir.

Sobre a autora:

Maria de Lourdes Sousa Maciel se tornou “Malude” porque seus irmãos não sabiam dizer seu nome completo, como sua mãe insistia. Se tornou poetisa, escritora (Reminiscências de Malude em Prosa e Versos foi seu segundo livro publicado. O primeiro livro publicado intitula-se : No Meu Caminho.) é membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL. Ocupa a Cadeira 15, que tem como patrono a Profa. Sinhazinha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.