Notícias de Caruaru e Região

Você sabe a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? – Por profª Rosatrícia Moura

Professora Rosatricia Moura
Professora Rosatricia Moura

Descubra a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo e saiba como escolher o melhor curso de acordo com as suas necessidades!

Escolher um futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar nessa escolha tão importante, nós separamos algumas diferenças entre a classificação de ensino. Vem conferir como cada uma delas funciona:

Bacharelado:

Os Bacharelados são cursos de nível superior que conferem grau de bacharel. Com ele, o aluno atua de forma plena no mercado de trabalho, podendo trabalhar em diversas áreas da mesma profissão.

Para exercer algumas atividades da área, o diploma de bacharelado é obrigatório. Em alguns casos, além do diploma, é preciso obter o registro no Conselho Regional daquela atividade, como por exemplo o curso de Direito, que é preciso fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em média, a duração dos cursos de Bacharelados variam entre 4 a 5 anos no total. Essa classificação de ensino possibilita ao aluno decidir qual profissão seguir durante a formação, ou mesmo depois dela, quando entrar no mercado de trabalho.

Licenciatura:

Os estudantes que optam por cursos classificados como Licenciatura, têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício. Esses cursos são parecidos com o bacharelado, o diferencial é que esse profissional será apto a dar aulas na educação básica, no caso Ensino Fundamental e/ou Médio.

No entanto, independentemente do campo escolhido, toda licenciatura conta com uma carga horária de aulas focadas em aspectos pedagógicos.

Sendo assim, é uma classificação de ensino superior indicado para quem deseja lecionar.⠀⠀⠀⠀

Tecnólogo:

O curso tecnólogo, ou curso superior de tecnologia, é uma graduação voltada para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Esta classificação prepara os estudantes para uma área específica de uma determinada profissão.

Esses cursos têm uma duração um pouco mais curta, de 2 a 3 anos no total. A formação desse profissional é direcionada para a entrada mais ágil no mercado de trabalho, sendo disciplinas mais práticas voltadas para o cotidiano da profissão.

Sobre a autora :

Professora Rosatrícia Moura é Mestre em Educação , graduada em Pedagogia e Ciências contábeis , gestora da Universidade cidade verde( UNIFCV) de Alagoas , algumas cidades de Pernambuco e pirambu-SE. CEO do Moura Educacional – empresa de educação que trabalha com: EJA, inglês , técnicos , graduação , pós ( especialização )

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.