Notícias de Caruaru e Região

Breno Feitoza adquire aparelho de tomografia computadorizada para o Manoel Afonso.

Hospital Manoel Afonso - HMMA
Hospital Manoel Afonso – HMMA

O Jornal de Caruaru obteve a informação exclusiva de gente de dentro da Secretaria de saúde de Caruaru, que o secretário Breno Feitoza acaba de adquirir um equipamento de tomografia computadorizada que, em breve, será instalado nas dependências do Hospital Manoel Afonso – único hospital municipal de Caruaru.

Tomografia computadorizada é um exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos.

Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada pode ser empregada para guiar os procedimentos minimamente invasivos

As imagens mostram secções transversais da área estudada, como se o corpo fosse cortado em fatias para expor todos os órgãos da região. A técnica costuma ser comparada ao pão de forma: quando as fatias de imagem são reagrupadas pelo software de computador, o resultado é uma visão muito detalhada e multidimensional dos órgãos internos. As fatias ou cortes podem chegar à espessura mínima de 0,6 mm.

É uma ferramenta muito útil para o estudo de todas as partes do corpo; um bom método de imagem para o diagnóstico de tumores de pulmão, pleura, mediastino (a região que fica entre os dois pulmões), cérebro, ossos, fígado, vias biliares, pâncreas, rim, útero e ovários.

Com esta aquisição, o Hospital Manoel Afonso inicia o tal “salto quântico” que o Jornal de Caruaru mencionou quando Breno Feitoza assumiu as rédeas da Secretaria de Saúde do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.