Notícias de Caruaru e Região

Operação de combate a crimes ambientais resgata 60 animais silvestres na feira da Boa Vista, em Caruaru

Raquel Lyra - requalificação Feira livre do bairro Boa Vista
.

Uma operação de combate a crimes ambientais, denominada Voo Livre, resgatou 60 animais silvestres na manhã de domingo (9), no bairro Boa Vista, em Caruaru. 

O objetivo foi o combate aos crimes contra a fauna, coibindo a criação ilegal e o tráfico de animais. Durante a ação, os policiais flagraram com grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas sujas, bem como apetrechos como sacolas para esconder os pássaros e armadilhas.

Pintassilgo do Nordeste
Pintassilgo do Nordeste

Uma pessoa foi encaminhada ao plantão da Polícia Civil, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e responderá na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente e administrativamente por tráfico de animais pelo IBAMA, com a multa de 9 mil reais.

Um animal que está em extinção, Pintassilgo do Nordeste, será levado pela CPRH e o restante serão soltas em uma reserva ecológica, em Caruaru.

CRIME

A legislação brasileira estabelece que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente é considerado crime. A pena varia entre multa e detenção de seis meses a um ano. A punição pode aumentar caso o crime seja praticado contra espécie rara ou ameaçada de extinção. Pessoas que compram ou mantém em cativeiro espécies da fauna silvestre podem sofrer a mesma punição.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.