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Raquel adia retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Caruaru

professores - sala de aula
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Foi adiado o retorno das aulas presenciais para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A volta às aulas estava prevista para a segunda-feira (10).

Por meio de nota, a Secretaria de Educação disse que diante do atual momento da pandemia, o retorno fica suspenso e que em outro momento a data de retomada das aulas presenciais será divulgada.

OMS

O novo guia sobre a educação publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), verificou-se que crianças com menos de 18 anos representam 8,5% dos casos notificados.

Assim, com a reabertura das escolas, os riscos de contaminação para esse público seriam relativamente baixos. Mas outros estudos mostram que existem riscos reais para os demais membros da comunidade escolar (professores, gestores e funcionários) e isso não deve ser desprezado. Desse modo, qualquer decisão de reabertura deve baseada na situação epidemiológica da região e guiada por um detalhado plano de controle sanitário.

Impacto do isolamento na saúde das crianças e adolescentes

De acordo com publicação do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP, após o período de pandemia, pediatras atenderam solicitações referentes a surgimento de insônia, anorexia, crises de ansiedade ou depressão. Também foram relatados reaparecimento de comportamentos já superados pela criança, como enurese noturna ou insegurança para dormir sozinho. Além disso, o Departamento Científico de Neurologia, em novembro de 2020, pontuou a relação entre o isolamento social e piora na qualidade do sono. Destacou ainda que distúrbios do sono estão correlacionados com comorbidades psiquiátricas, o que torna necessário o seguimento cuidadoso destas crianças nos anos pós-pandemia.

Além do aumento da prevalência de transtornos mentais e do desenvolvimento, a pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social também aprofundaram as desigualdades sociais. Escolas que conseguiram se mobilizar para o ensino remoto, em substituição às aulas presenciais puderam manter algumas das suas atividades, porém esta não foi a realidade vivenciada pela maioria da população, que não dispõe de computador e/ou acesso à internet.

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