Notícias de Caruaru e Região

TV PE homenageia os 164 anos de Caruaru com programação especial

Nesta terça, 18, às 19h, será exibido o primeiro episódio do Programa A Letra do Pífe

TV PE homenageia os 164 anos de Caruaru - Gabi da Pele Preta
TV PE homenageia os 164 anos de Caruaru – Gabi da Pele Preta – Crédito Imagens: Divulgação/TVPE

A “Princesinha do Agreste”, a cidade de Caruaru, completa nesta terça-feira, 18, 164 anos de idade com muita história, cultura e identidade. Para comemorar a data, a TV Pernambuco preparou uma surpresa cheia de musicalidade e poesia. A partir das 19h, desta terça, será exibido o primeiro episódio do Programa A Letra do Pífe, do diretor, roteirista, Taciano Valério.

A série acompanha encontros de artistas da capital do Agreste. Em cada documentário da série A Letra do Pife, músicos serão imersos num universo de criação e reciprocidades com cantores, poetas, literatos de Caruaru, que se encontram para criar uma letra musical, uma composição melódica, sempre acompanhados de bandas de pífanos de Caruaru.

O diretor-presidente da TV PE, Ivan Júnior, disse que a emissora não poderia deixar de prestar uma grande homenagem pelo aniversário de Caruaru. “A cidade é a sede da nossa geradora, inclusive a primeira da região a sediar uma transmissora”, relata.

“Foi em Caruaru que foi dado o passo para a interiorização do desenvolvimento e a cidade se transformou no principal polo industrial e comercial da Região”, acrescenta o diretor- presidente da TV PE. Ele ressalta que Caruaru se destaca ainda como grande polo cultural do Brasil, com tantos artistas talentosos que seria difícil citar. ” Dois grandes nomes são o Mestre Vitalino e Onildo de Almeida, que imortalizou a Feira de Caruaru na voz de Luiz Gonzaga”, salientou Ivan Júnior, parabenizando a cidade e seu povo.

Depoimentos – A homenagem continua com a exibição de 10 pílulas que serão exibidas na programação da TV PE, com artistas, músicos, artesãos, falando sobre o amor pela capital do Agreste. Pessoas que fazem a história e a identidade da cidade declaram o orgulho de ser caruaruense.

TV PE homenageia os 164 anos de Caruaru - Artesâ Marliete
TV PE homenageia os 164 anos de Caruaru – Artesâ Marliete – Crédito Imagens: Divulgação/TVPE

A artesã do Alto do Moura, Marliete Rodrigues, seguidora do Mestre Vitalino, assim como seus pais e nove irmãos, fala do desenvolvimento da cidade e das oportunidades oferecidas. “Tenho orgulho de representar Caruaru, pelo Brasil e em outros países, através da minha arte. Te amo muito Caruaru!”, se declarou Marliete.

A apresentadora da TV PE, Moema França, nascida em Caruaru, também falou do seu amor pela Princesinha do Agreste. “Caruaru é o meu país – expressão usada pelos caruaruenses -, por vários motivos, disse, lembrando das tradicionais festas da infância e das histórias da cidade.

A atriz Prazeres Barbosa entoou um repente para contar os prazeres de Caruaru. E a também atriz e cantora, Gabi Pele Preta, disse que no solo de Caruaru germinou tantos artistas que fizeram a cidade virar música e poesia. ” O melhor da Princesinha do Agreste são as pessoas” destacou.

Vale a pena conferir essas pílulas de amor pela cidade e as homenagens cheias de emoção e gratidão que cada um fez pelos 164 anos da capital do Agreste.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.