Notícias de Caruaru e Região

Zé Queiroz manifesta apoio à CPI da Pandemia no Senado

Zé Queiroz - ex-prefeito de Caruaru - Foto Roberto Soares
Zé Queiroz (ex-prefeito de Caruaru) – Foto Roberto Soares

A instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar as ações do Governo e o uso de verbas federais na pandemia de Covid-19 recebeu o apoio do deputado José Queiroz (PDT). Em discurso nesta quinta (29), ele defendeu uma apuração que aponte os responsáveis por levar o Brasil a mais de 400 mil mortes em consequência do novo coronavírus.

“Quantos milhares de mortes a menos não poderíamos ter, se não fossem as muitas aglomerações e equívocos liderados pelo presidente Jair Bolsonaro?”, declarou o pedetista. O parlamentar demonstrou confiança no trabalho da CPI: “Precisamos encarar a questão com seriedade e há um grupo de políticos conscientes de seu papel”.

Queiroz também lamentou que as medidas de distanciamento social tenham sido alvo de protestos. Ele advertiu que cientistas projetam 600 mil óbitos por Covid-19 no Brasil. “Observamos, ainda, um encaminhamento trágico da pandemia na Índia, com mais de três mil mortes por dia. Os crematórios já não dão mais conta”, relatou.

Por outro lado, o deputado do PDT comemorou iniciativas como a vacinação de toda a população maior de 18 anos em Botucatu (SP) com o imunizante Oxford/AstraZeneca. A campanha em massa no município de 148 mil habitantes servirá de teste para os efeitos da substância e a eficácia contra novas cepas do coronavírus.

“O País inteiro já poderia estar nessa fase e sendo exemplo para o mundo. Mas, lamentavelmente, essa não é a nossa realidade”, prosseguiu Queiroz. O deputado Aluísio Lessa (PSB) fez coro à queixa: “Faltou iniciativa e houve, até mesmo, recusa do Governo Federal em comprar vacinas. Agora, as empresas que produzem não têm estoques suficientes”.

Por fim, o pedetista elogiou as medidas de controle da pandemia em Portugal, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. “E os Estados Unidos, após a chegada do presidente Joe Biden, tornou-se um exemplo”, pontuou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.