Notícias de Caruaru e Região

Coluna do Dia – PARA QUE ESTAMOS VIVENDO? – Por Professor Kardecky Lima

Professor Kardecky Lima
Professor Kardecky Lima

Nada no universo é sem objetivo, sem um propósito, por isso não devemos diminuir nossa existência a apenas comer, trabalhar, estudar, e dormir. Também não podemos apenas dizer que estamos tão somente cumprindo um ciclo de nascer, crescer e morrer. A-não vida não existe, assim sendo, sempre haverá alguma forma de existência, partindo da premissa básica da imortalidade da alma e que somos energia e consciência sempre.

Não podemos optar pela não-existência, embora muitos optem pelo não-viver, no sentido de ação, movimento, e realizações. Como diria uma letra de Caetano Veloso: “gente nasceu pra brilhar, e não para morrer de fome”.

A vida na Terra realmente tem suas dificuldades, obstáculos e degraus de aprendizado e evolução. Entretanto, ter a alegria de existir e a coragem de enfrentar a si mesmo, na labuta interna e na lapidação permanente do ser imortal, é algo fundamental, no que tange a não deixar a chama de amar, estar vivo, respirando, pensando, agindo e vivendo.

As enfermidades, as dificuldades materiais, os desafios constantes, as incompreensões, as discórdias, trazem para nós, às vezes, um cansaço das relações humanas, da convivência, do encarar o cotidiano e seus dissabores. Todavia se olharmos para a própria existência e para o planeta, captaremos que são justamente essas batalhas e incertezas da vida na Terra que dão sentido a nossa passagem por esse mundo. O mais importante da vida é viver, mas, sobretudo, saber viver.

Estamos vivendo para nós ou para outros? Estamos vivendo como se nunca fôssemos desencarnar?

Estamos vivendo para ganhar dinheiro ou vivendo para sermos felizes dentro das nossas possibilidades financeiras e circunstanciais?

Será que estamos levando uma vida sem vida, sendo ingratos ao universo e à Inteligência Maior?

Viver é mais do que mediar conflitos, pagar contas e preocupar-se em demasia com tudo.

Aprender a aprofundar a visão de todas as coisas muda nosso pensar, saindo de um inverno de tempestades para um sorriso primaveril, adotando a leveza, a calma e a paciência para todas as coisas.

 

Sobre o autor

Kardecky Lima é presidente do Centro Espírita Florescer (CEFLOR) e Palestrante Espírita.
Fone: (81) 99546-2759
Rede Social: @kardecky_limaa

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.