Notícias de Caruaru e Região

Estilo de Vida: COVID-19; dietas restritivas podem interferir na imunidade

Nutricionista e professora do UniFavip orienta sobre os riscos de fazer dieta por conta própria na pandemia

Estilo de Vida - comida
.

Enquanto os pesquisadores correm contra o tempo para que estudos sejam cada vez mais eficazes acerca da COVID-19, as pessoas têm muitas dúvidas sobre como proceder para minimizar os sintomas, muitas vezes recorrendo a dietas restritivas na tentativa de emagrecer – e assim sair do grupo de risco. Mas isso pode trazer danos à saúde, fazendo o efeito inverso do esperado, como explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UniFavip, Paula Brielle.

“Acontece que as dietas restritivas podem fazer tão mal quanto o excesso de peso, gerando estresse desnecessário ao organismo e privando o sistema imunológico de alguns nutrientes essenciais. Ou seja, além de não ajudar, dietas restritivas podem piorar o prognóstico da COVID 19”, ressalta.

Em contrapartida, os alimentos podem ser grandes aliados para fortalecer a imunidade da população em geral. “Alguns nutrientes têm potencial para aumentar o sistema imunológico e, assim, prevenir que a Covid-19 se agrave caso a pessoa seja contaminada”, afirma a docente.

Para entender melhor quais são os nutrientes citados pela nutricionista, ela listou alguns abaixo, confira:

– Magnésio e zinco: dois minerais encontrados nas castanhas e nos vegetais verde escuros, juntos regulam mais de 150 reações químicas no corpo, incluindo as de defesa.

– Ômega 3: suplemento alimentar muito importante pela ação anti-inflamatória, o que pode, por exemplo, diminuir sintomas graves caso a pessoa contraia a doença.

– Vitamina D: também chamada de hormônio D por alguns cientistas, pode ser encontrada por suplementação ou banho de sol. Essa vitamina regula, desde processos imunológicos, até o nosso metabolismo e ganho de peso. É muito importante em todas as fases da vida, não só para melhorar a imunidade, mas para a saúde no geral.

– Proteínas: nossos anticorpos são proteínas, então, para produzir essas moléculas, é necessária uma boa ingestão de proteínas por dia. As de melhor qualidade são aquelas com baixo teor de gordura como carnes magras, peixes e ovos cozidos. Proteínas também são importantes para a reparação de tecidos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.