Notícias de Caruaru e Região

Falha tira do ar Facebook, WhatsApp e Instagram

Redes Sociais
.

 

WhatsApp, Facebook e Instagram enfrentaram uma pane global nesta segunda-feira. Usuários das três plataformas — todas da mesma empresa — relataram falhas no envio de mensagem e carregamento de postagens. A empresa confirmou o problema e enviou uma equipe ao centro de dados para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores. O erro gerou impactos no mercado financeiro: as ações do Facebook caíram 5%.

 

As falhas levaram os usuários a buscarem alternativas. O Telegram foi um dos aplicativos mais buscados — e também enfrentou problemas. Segundo o DownDetector, monitor que avalia a estabilidade de plataformas digitais, Telegram, Snapchat, TikTok e Twitter apresentaram dificuldade de acesso aos serviços.

 

Entenda: a causa da pane ainda não é conhecida, mas especialistas e o próprio site do Facebook indicam uma falha de Domain Name System (DNS) — um sistema que controla o encaminhamento dos usuários aos destinos. “Esse erro é como desaparecer, como se não existisse mais o domínio do Facebook”, afirma Vivaldo José Breternitz, professor de Computação e Informática da Mackenzie.

 

Repercussão: a instabilidade rendeu uma profusão de memes, sobretudo no Twitter. Até personalidades entraram na brincadeira. O humorista Marcelo Adnet imitou o presidente Jair Bolsonaro mandando “recado” para Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook.

Contexto: o problema no sistema ocorre um dia depois de a ex-funcionária Frances Haugen revelar ser a delatora do Facebook. Ela entregou documentos à imprensa dos Estados Unidos que mostram que a companhia sabia sobre os danos que estava causando em tópicos como desinformação e saúde mental de adolescentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.