Notícias de Caruaru e Região

Para que Psicologia? – Por professor Kardecky Lima

Professor Kardecky Lima
Professor Kardecky Lima

 

Cada vez mais as pessoas estão vivenciando problemas pessoais, conflitos internos, ansiedade, depressão, fobias e transtornos obsessivos compulsivos. O cotidiano das grandes cidades, o abismo social entre ricos e pobres, as desigualdades de oportunidades, relacionamentos familiares conturbados, tudo isso somado à pandemia, e suas sequelas físicas e psicológicas, fazem do contexto atual, momento crucial para que enfatizemos o estudo da mente e a saúde mental como pauta principal da vida humana.

 

No último dia 10/10, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, como forma de lembrar a toda sociedade a importância desta reflexão. Para aqueles que lidam com estudos espíritas, rapidamente compreendem a relação intrínseca da Psicologia com o Espiritismo, e com a espiritualidade de maneira geral.

 

Para Carl Gustav Jung, o processo de individuação vem fazer de cada um de nós um ser único e incomparável, trazendo do inconsciente para o consciente todo seu poder de realização, satisfação e significado de uma nova forma de viver que promove o desenvolvimento pessoal contínuo.

 

Importante frisar que individuação não é o mesmo que individualização, pois, esta última, vem a ser um processo de isolamento, enquanto que no processo de individuação não deixamos de interagir, contudo somos únicos e incomparáveis, não no sentido de superioridade mas no sentido de que cada Ser vai ter suas vivências, habilidades adquiridas, potencialidades despertadas e sua singularidade.

 

A Psicologia é na verdade o estudo da alma, e por isso, ao lado do Espiritismo e dos estudos de paranormalidade e mediunidade, traz para os estudiosos do assunto, um enorme leque de possibilidades de descobertas sobre si mesmo e sobre a enorme importância das relações psíquicas com as vidas dentro e fora dos corpos físicos, nas diversas moradas do Pai, numa realidade cósmica.

 

Reflexão do Dia:

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.