Notícias de Caruaru e Região

Radionovela “Jogo Marcado” estreia nas ondas do Rádio de Juazeiro

Radionovela Jogo Marcado
Radionovela Jogo Marcado

 

Estreou nesta segunda-feira (11), a radionovela ‘Jogo Marcado’. Escrita por Hertz Félix, com produção executiva de Edvaldo Franciolli e apoio da Prefeitura de Juazeiro e Governo do Estado da Bahia, a transmissão acontece pela estação de rádio 102,5, às 12h30, com reprise às 22h. O projeto é realizado por 30 atores e atrizes do Vale do São Francisco, e faz uma homenagem aos 80 anos em que foi ao ar a primeira radionovela brasileira.

 

‘Jogo Marcado’ está ambientada no contexto da pandemia do coronavírus, na cidade de Paço Grande. A radionovela conta a história de Hortência (Kátia Gonçalves) e Eugênio (Bruno Escobar). Dois jovens apaixonados impedidos de viver seu amor.

 

A primeira transmissão de rádio no Brasil foi ao ar em 7 de setembro de 1922. Porém, o veículo demorou a se tornar popular, em razão do preço do aparelho e a demora na implantação de retransmissoras. Quando as dificuldades físicas foram superadas, a forma encontrada para popularizar sua programação foi lançar mão do mesmo recurso que os jornais, quando da invenção da imprensa escrita: a narrativa folhetinesca.

 

Nasceram, assim, as primeiras transmissões de radionovelas no Brasil, fruto da dramatização de tramas literárias. Mas isso não quer dizer que as emissoras não realizassem radiodramatizações. Eram comuns os “teatros em casa”, os “radiatros” e os inúmeros esquetes teatrais presentes nos mais variados programas das emissoras de rádio brasileiras. Na própria Rádio Nacional, desde o fim da década de 1930, era apresentado todos os sábados o programa Teatro em Casa, que consistia na radiofonização, em uma única apresentação, de uma peça teatral. Havia ainda Gente de Circo, de Amaral Gurgel, uma história semanal seriada, que estreou no início de 1941.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.