Notícias de Caruaru e Região

Academia Caruaruense de Literatura de Cordel empossa novos membros

Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (Membros 2021)
Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (Membros 2021)

A Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) realizará uma solenidade de posse de novos acadêmicos. Os novos integrantes da entidade serão a poetisa Aline Sales, de Caruaru, e José Jardeano, de Cupira. Eles ocuparão as cadeiras Rogaciano Leite e Cego Aderaldo, respectivamente.

O evento será nesta sexta-feira (26), a partir das 19h30, e acontecerá na sede da Academia de Cultura, Ciências e Letras de Caruaru (Acaccil). A programação contará com declamações e a participação do grupo Forró Cordel. A entrada é gratuita.

Cordel é expressão viva da cultura nordestina

Cordelista Olegário Fernandes da Silva. Foto divulgação

Acompanhando o processo de globalização e de abertura do modelo cultural, o cordel é estudado e pesquisado, com grande interesse, nos meios acadêmicos, debatido em ciclos literários e até mesmo em conferências mundiais.

Jornalismo

O cordel tem uma estreita ligação com o jornalismo. Eram impressos nas mesmas impressoras dos jornais do passado. No início do século passado, quando os jornais não chegavam ao interior, o cordel ocupava o espaço dos jornais e emissoras de rádio. O cordelista era uma espécie de repórter itinerante que andava de feira em feira, levando à população os últimos acontecimentos da semana.

Notícia

Para que se tenha uma ideia dessa função jornalística, basta lembrar que, quando Getúlio Vargas morreu, um dos poetas de cordel mal ouviu a notícia pelo rádio, começou a escrever “A lamentável morte de Getúlio Vargas”. Entregou os originais ao meio-dia e à tarde recebeu os primeiros exemplares. Vendeu 70 mil em 48 horas.

cordel

Outro assunto que teve grande repercussão foi “O trágico romance de Doca e Ângela Diniz”. A “Carta do Satanás a Roberto Carlos” também teve grande sucesso, inspirado na música que dizia “E que tudo mais vá pro inferno!”. Os folhetos de cordel tratam, de forma cômica e, de certa forma irônica, diversos temas como, por exemplo, seca, traição, violência, amor, desilusões, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.