Notícias de Caruaru e Região

Anderson Correia pede proibição do uso de fogos de artifício com estampido em eventos de Caruaru

Anderson Correia
Anderson Correia

 

O vereador e Presidente da Comissão Permanente dos Direitos dos Animais, Anderson Correia (PP), protocolou um requerimento pedindo que seja proibida a utilização de fogos de artifícios com estampidos em eventos gerais no município de Caruaru. De acordo com a matéria, a medida visa a proteção de pessoas e animais sensíveis ao barulho provocado por estes fogos, que trazem danos sérios à saúde e bem-estar.

 

“O objetivo do nosso pedido por meio deste requerimento é de proteger pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), crianças em geral, idosos e também animais não humanos como cães e gatos, por terem a sensibilidade auditiva aguçada. Os fogos de artifício com estampido são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente. Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosos, justamente por todos esses transtornos citados”, argumenta o parlamentar, que complementa exemplificando o quão perigoso esses fogos barulhentos podem ser para os animais.

 

“Por exemplo, quem tem um animal de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Essas reações podem acontecer em animais silvestres também. Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos, e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho”, conclui o vereador.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.