Notícias de Caruaru e Região

Clube do Filme: II FESTIVAL DE CINEMA DE SOLEDADE DIVULGA FILMES SELECIONADOS

Mary Queiroz
Mary Queiroz

 

Em sua segunda edição, o II Festival de Cinema de Soledade conta com quase 200 filmes inscritos, se consolidando como uma das principais atividades culturais em Soledade (PB). O evento, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro, será realizado na quadra do Clube Recreativo e terá exibição de filmes produzidos no Nordeste do Brasil. Além da exibição dos filmes selecionados, haverá shows culturais, oficinas e participação de produtores de todo o país.
Para o idealizador do Festival, Gabriel Lima, o evento tem por finalidade promover o acesso à cultura, sem esquecer-se da relevância para o turismo e economia da cidade.

 

“É um evento que vai mexer com a economia da nossa cidade, vai contribuir para o desenvolvimento turístico, tendo em vista que haverão reservas de pousadas, consumação nos restaurantes. Já do ponto de vista cultural e educacional, a população terá acesso às oficinas cinematográficas custeadas pelo próprio festival para àqueles que não têm condições de pagar por um curso cinematográfico. Além disso, os troféus foram feitos por artesãos da cidade, o que evidencia uma valorização dos profissionais locais”, enfatiza.

 

O II Festival de Cinema de Soledade terá a competição dividida em duas categorias. Uma delas é o ‘Troféu Cine Carcará’ – premiação destinada para filmes criados em solo nordestino e o Troféu Cine Escola-PB, que vai prestigiar as produções cinematográficas de estudantes da Paraíba que tem como foco estimular os novos talentos.

 

Dos 200 filmes enviados, seis foram selecionados para o Festival na categoria Carcará (três longas-metragens e três curtas-metragens) e outros três curtas da categoria ‘Cine Escola-PB’. Durante o festival, o júri escolherá apenas um vencedor de cada tipo.
Já na categoria Cine Carcará serão escolhidos o melhor longa-metragem; melhor curta-metragem; melhor atriz; melhor ator; melhor roteiro; melhor fotografia; melhor trilha sonora original e melhor edição.

 

Na categoria Cine Escola-PB, serão premiadas as mesmas divisões, exceto longa-metragem. Cada ganhador receberá troféus esculpidos por um artesão da região, valorizando a produção artística do local.

Confira os filmes selecionados:

 

FESTIVAL SOLEDADE

 

LONGAS (TROFÉU CINE CARCARÁ)

 

  • Incursão (Direção: Eduardo P. Moreira – PB)
  • Narrativas (Direção: Natali Assunção – PE)
  • Sapato 36 (Direção: Petrônio Lorena – PE)

 

CURTAS (TROFÉU CINE CARCARÁ)

 

  • O Que Resta (Direção: Nathan Cirino – PB)
  • Sobre Nossas Cabeças (Direção: Susan Kalik e Thiago Gomes – BA)
  • O Menino Que Morava no Som (Direção: Felipe Soares – PE)

 

CURTAS (TROFÉU CINE ESCOLA – PB)

 

  • Eternidade (Direção: Fagner de Oliveira Santos)
  • Isolamento Rural (Direção: Leonardo Gonçalves)
  • Maria Eulália – Nossa Centenária Mestra (Direção: Agnaldo C. Silva e Vicente Barbosa)

 

Soledade tem se revelado como terra da sétima arte. Os atores da cidade dividem o tempo entre as obrigações e a paixão pelas criações. Um dos principais cineastas da região, o pescador e comerciante Ivanildo Gomes já gravou mais de dez curtas-metragens, sendo até premiado no Festival Cine Esquema Novo, no Rio Grande do Sul. O município já foi cenário para gravação de pelo menos 15 filmes, além da produção nacional ‘Onde Nascem os Fortes’ – supersérie gravada pela Rede Globo. Agora, busca o reconhecimento no Estado pelo trabalho que tem sido desenvolvido no Curimataú.

 

O Festival, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, o incentivo do Governo do Estado e o patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Cagepa, Secretaria do Estado de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Governo da Paraíba, Ministério do Turismo e Governo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.