Notícias de Caruaru e Região

Grupo Experimental estreia documentário do espetáculo Conceição

A obra audiovisual, chamada Conceição em Nós, segue em temporada virtual com o trabalho no site do Itaú Cultural

Cena do espetáculo Conceição
Cena do espetáculo Conceição

 

Em meio a um longo período de reclusão artística devido à pandemia, foi necessário ressignificar as formas de fazer e de chegar até o público com os conteúdos artísticos, notadamente cênicos. Nesse contexto, nasce o documentário longa metragem Conceição em nós (2021), um mergulho de volta ao passado, filme que remonta à 2007, ano em que o Grupo Experimental de Dança, sob a direção da bailarina e coreógrafa Mônica Lira, cria o espetáculo de dança Conceição, que teve dramaturgia de Mônica Lira e Renata Pimentel. Com base na montagem original, agora, em uma obra em filme documental, Conceição em Nós traz uma nova perspectiva e um novo olhar ao trabalho cênico, e segue em cartaz, desde a última quarta-feira (3), no site do Itaú Cultural, permitindo ao público uma outra possibilidade de entender e sentir as narrativas que contam sobre este espetáculo de dança.

 

O espetáculo Conceição, originalmente, estreou em 2007 no Teatro de Santa Isabel, após dois anos de intensa pesquisa no Morro da Conceição, periferia extremamente populosa da zona norte da cidade, onde está a imagem da santa que dá nome ao morro e para onde seguem todo ano os devotos, na festa em celebração a esta Nossa Senhora da Conceição. Com 14 anos de existência, a montagem se configura como um dos trabalhos mais longevos do grupo, e já se esteve em teatros de Recife, circulou por mais de 50 cidades do Brasil – pelo Palco Giratório / Sesc Nacional – além de países como: Argentina, Bolívia e Chile (América Latina) Portugal, Espanha e Itália (Europa). Agora, a obra, que teve financiamento do Funcultura, está sob uma nova perspectiva, e sob o título Conceição em Nós, estreia na 4ª edição da Mostra de Dança do Itaú Cultural, realizada de 3 a 7 e de 10 a 14 de novembro – sempre de quarta-feira a domingo- , que neste ano tem como título “Dança Agora – Movendo Tempos e Trajetórias” e faz um convite a refletir sobre o efeito do tempo nos corpos e suas expressões de memórias e resistências.

Cena do espetáculo Conceição
Cena do espetáculo Conceição

 

O contexto retratado pelo espetáculo é de um acontecimento sem igual no cenário das celebrações religiosas. É uma festa da fé, mas também é uma festa do sincretismo, uma vez que Conceição é o nome da santa católica que as matrizes indígenas e africanas associam a Janaína e a Iemanjá, deusas e mães das águas do mar, que também são celebradas em diversas partes do Brasil. É uma festa do profano e do sagrado, encontro também que revela as camadas da política de segregação e exclusões sociais e econômicas marcantes no Brasil: miséria, indigência, lixo, cores, burburinho, barulho, música, velas, bebidas e devoção.

 

Um trabalho marcante, visceral, que atravessou gerações de elencos diversos, equipes envolvidas em processo de montagem e remontagem. Retomadas de caminhos, novos atravessamentos, e, agora, mais um. Nesta obra documental que estreia nesta quarta, o público poderá conferir depoimentos dos artistas envolvidos em várias de suas montagens, identificando os rastros corporais e sentimentais de uma montagem que percorreu o espaço-tempo, e hoje, nos contará uma nova história, de um novo jeito.

 

Com roteiro de Monica Lira, Rafaella Trindade e Renata Pimentel; direção de fotografia de Silvio Barreto e Daniel Bandeira e direção de Mônica Lira e Renata Pimentel, nasce este filme. É um documento que percorre poética e politicamente a trajetória desta dança, com lapsos de tempo e de algumas vozes de quem já viveu este trabalho, mas segue, assim como a dança do grupo Experimental, atual, presente, viva, pulsante, inquieta e potente, querendo cumprir o que sempre foi o papel fundamental da sua arte: chegar nas pessoas.

SERVIÇO:

  • TEMPORADA CONCEIÇÃO EM NÓS – vídeo-documentário
  • QUANDO: A partir de 3 de novembro
  • ONDE: Mostra Dança Agora, do Itaú Cultural
  • LINK PARA VÍDEO EM CARTAZ: https://youtu.be/peE5Mz79PxM

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.