Notícias de Caruaru e Região

Matrix Resurrections parece ter se tornado a velha roupa colorida de Belchior

Matrix Resurrections

Logo no início de Matrix Resurrections, há um diálogo entre um recém-despertado Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss) sobre como as máquinas subverteram a sua história. O herói explica a ironia de ver que toda a batalha sobre a resistência humana se transformou em um jogo de videogame dentro daquela nova realidade. A sua constatação é que a melhor forma de esconder uma verdade é colocando-a onde todo mundo pode ver. Para Neo, o segredo da vitória da Matrix é que ela transforma algo importante em trivial.

E o novo filme é essa trivialidade que o personagem aponta. Ele está longe de ser ruim, mas igualmente distante de carregar todo o simbolismo e o peso da trilogia original. Isso porque ele sabe que jamais vai conseguir ser tão importante e impactante quanto o primeiro longa e, assim, se entrega a algo inteiramente comercial e, de certo modo, vazio. E isso faz com que Resurrections seja aquilo que seu próprio protagonista critica: uma mensagem forte e relevante sendo absorvida e diluída pelo sistema.

Matrix 4 é tão ciente dessa condição que o primeiro ato é todo cheio de piadinhas sobre isso. Ao deixar claro que a série é apenas um produto na mão de um estúdio e de sua equipe de marketing, ele brinca com todas as interpretações e leituras que os fãs fizeram da obra ao longo das últimas duas décadas. Política trans? Debates filosóficos? Um marco cultural? Nada disso, apenas um produto para ser explorado continuamente.

E não se trata de uma brincadeira com a sua importância, mas o contrário. Antes mesmo de a ação começar, o filme estabelece que a ideia é ser irrelevante mesmo, um filme pipoca para você se divertir — da forma como os executivos que abordam Neo querem. Isso faz dele um filme ruim? Claro que não, mas tira todo o verniz que sempre esteve em torno da franquia e o coloca como sendo apenas mais um filme de ação em cartaz entre tantos outros. Continue lendo>>>>

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.