Notícias de Caruaru e Região

André Longo diz que vai ter que voltar com restrições em Pernambuco

André Longo - Secretário de Saúde de Pernambuco
André Longo – Secretário de Saúde de Pernambuco

Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia de Covid-19, o que tem causado saturação da rede de saúde do estado, com fila para conseguir atendimento médico e pacientes aguardando leitos. Diante desse cenário, o secretário de Saúde do estado, André Longo, afirmou, hoje, que vai ser necessário adotar restrições para conter o avanço das duas doenças.

“Toda vez que a gente tem uma sobrecarga aguda do sistema, como a gente está tendo agora, a gente tem que fazer um esforço. […] Vamos ter que fazer algum nível de restrição de atividades. Muito provavelmente estaremos anunciando [nos próximos dias], especialmente atividades sociais”, disse Longo.

A declaração foi dada no dia seguinte ao estado confirmar os primeiros 31 casos de pessoas com dupla infecção da Covid-19 e Influenza, apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional. O termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

Já foram registrados 6.392 casos de Influenza A em Pernambuco, com 38 óbitos, mas o secretário disse que esse é um número menor que a realidade, já que faz referência aos resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) do estado.

“Em uma epidemia, é sempre assim: você não consegue testar todo mundo. Na prática, isso é uma pequena fração das pessoas que estão com gripe H3N2 que a gente está divulgando, são aquelas que positivaram. […] O número de pessoas gripadas com H3N2 é muito maior que esse”, disse.

O maior número de pacientes internados em um único dia nas últimas três semanas foi registrado na quarta-feira (5), com 196 internamentos. Além disso, tem sido visto um crescimento da ocupação de leitos para pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

A taxa global de ocupação desses leitos na rede pública de Pernambuco era de 79%, de um total de 1.701 vagas disponíveis, na quinta (6). Nesse mesmo dia, foram confirmados 639 novos casos da Covid-19 e oito mortes, elevando o total para 647.427 confirmações de pessoas com a doença e 20.489 óbitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.