Notícias de Caruaru e Região

Coluna da Semana – Ampliando seu Caminho. – Por professor Kardecky Lima

Professor Kardecky Lima
Professor Kardecky Lima

Todos nós, ou quase todos, temos uma forte tendência de atribuir demasiada importância ao que os outros pensam sobre nós, nos preocupamos com o que os outros vão pensar ou achar de nós, quando tomarmos esta, ou aquela atitude. Boicotamos á nós mesmos, sempre que podemos, causando grande mal á nossa saúde mental, e ao equilíbrio emocional.

O exagerado valor que damos á opinião alheia, atrelado ás pressões familiares, e religiosas por um dito comportamento ideal, e da ideia do políticamente correto, faz com que passemos a viver sempre de maneira inautêntica, tolhendo nossa singularidade, impedindo de sermos nós mesmos.

Na realidade, faz-se necessário compreender que na quase totalidade das vezes, ás pessoas só falam do que interessa á elas, e tendem á menosprezar, ou ignorar nossas conquistas, ou vitórias. Outro fator a ser considerado é que sempre aparecerão pessoas para nos criticar, independente do que nós fazemos, ou não fazemos, pois nada mais fácil do que criticar de longe, sem saber das razões, e circunstâncias do outro, e até mesmo a chamada “crítica construtiva”, na realidade não passa de uma grande farsa, pois o que realmente constrói são ideias e soluções, com boa vontade em colaborar com algo, ou alguém, que achemos que precise melhorar em qualquer que seja á atividade, ou âmbito. De críticas e julgamentos, o mundo já está cheio, entretanto de sugestões bem intencionadas, de apoios, e de reconhecimento das qualidades alheias, o mundo está bem carente.

Um exemplo simples da soberba Humana, são ás redes sociais, muitas pessoas seguem outras, mas não curtem nada, só espiam á vida alheia, e fingem que não veem nada. Outros, só veem o que querem, e ignoram tudo aquilo que não querem ver, ou seja, o sucesso alheio, ás potencialidades, e capacidades também dos outros, em conquistar seus espaços, pois o sol nasceu pra todos. Sem falar nos que querem apenas usar os outros, para que eles se tornem seus seguidores, a tática que fazem é seguir, e quando são seguidos de volta, deixam de seguir aquela pessoa, tendo usado ela apenas como isca, para adquirir á ilusão de números.

Diante deste mundo de hipocrisia, e ilusão, nada melhor do que ter autenticidade, auto estima em dia, aceitar-se como é, e buscar nossas melhorias em todos os sentidos, sem para isso, prejudicar ninguém. Opiniões alheias não pagam nossas contas, nem acrescentam nada em nossa vida, as pessoas mais felizes são aquelas que pararam de se importar com o que os outros pensam ou acham de nós. No mundo em que vivemos, devemos trilhar nossos passos pela voz do coração, com o que á alma pede, ponderando ás circunstâncias, e ocasiões dos momentos, como o lado racional, para que haja o máximo de acerto possível, mas mesmo quando venha o erro, ele se for realmente compreendido como tal, é o grande professor amigo, que orientará às próximas tentativas. Com humildade, e persistência, todos chegaremos á alcançar tudo que mais queremos.

Reflexão da Semana:


.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.