Notícias de Caruaru e Região

Raquel Lyra anuncia cancelamento da semana pré-carnavalesca, em Caruaru

Sábado de “Carnaval Caruaru Cultural” - Fotos Janaina Pepeu - 5
Raquel Lyra e seu esposo nas prévias do carnaval 2019 de Caruaru – Foto Janaina Pepeu

A Prefeita de Caruaru informa que, devido ao cenário epidemiológico causado pela Covid-19 e Influenza A, subtipo H3N2, não realizará nenhuma atividade pública durante o período pré e carnavalesco no município. A decisão levou em consideração o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na região, buscando, desta forma, evitar aglomerações, e promovendo o cuidado com a saúde e vida da população.

Pernambuco sem Carnaval: Quatro em cada cinco pessoas são favoráveis ao cancelamento da festa, mostra estudo da Alfa Inteligência

Sábado de “Carnaval Caruaru Cultural” - Fotos Janaina Pepeu
Sábado de “Carnaval Caruaru Cultural 2019” – Foto Janaina Pepeu

Berço do Frevo e um dos estados com a maior tradição em Carnaval de rua, Pernambuco deveria cancelar as festividades em 2022, segundo o desejo de sua população. É o que aponta uma pesquisa conduzida pela Alfa Inteligência, empresa referência em pesquisas de opinião e de mercado para diferentes segmentos.

De acordo com o levantamento, praticamente quatro em cada cinco pessoas (84%) são favoráveis ao cancelamento das festas de Carnaval em 2022 e concordam com a decisão de diversas cidades em não realizar o evento.

Sobre as festividades, a faixa etária de 45 a 59 anos é a mais favorável, com 87%, e os mais jovens (16 a 24 anos) têm o menor índice com 78%. Para 88% de quem possui ensino superior completo ou incompleto, as festas de Carnaval devem ser canceladas. Já 89% dos evangélicos também concordam, seguidos por 83% dos católicos.

A pesquisa foi realizada com pessoas acima de 16 anos. O modelo de amostragem utilizado foi o de conglomerado em três estágios, totalizando 1209 entrevistas. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao todo, 26% dos participantes têm entre 25 e 34 anos e 24% possuem entre 45 e 59 anos. Quase metade (42%) completou ou pelo menos iniciou o ensino médio e 28% têm apenas o ensino fundamental. Já 51% da amostragem exerce alguma atividade remunerada e 55% dos entrevistados se declaram católicos – outros 27% são evangélicos.

1 comentário
  1. J. Cícero Alves Diz

    Medida corretíssima e necessária essa anunciada pela ilustre Prefeita de Caruaru.

    Diante do aumento de casos de Covid e Inluenza na região, não se pode relaxar, sobretudo porque, apesar dos avanços da imunização no estado, a batalha contra a Covid-19 ainda não está vencida; e a coexistência do coronavírus com o vírus influenza torna ainda mais dificultosa essa luta.

    Segundo a OMS, o mundo continua vulnerável ao coronavírus, verificando-se uma nova alta nos óbitos e casos de Covid-19 com o surgimento e a rápida disseminação da Ômicron, sobretudo na Europa e EUA, devendo os governos manter os protocolos sanitários de prevenção e proteção contra Covid, a fim de proteger a população desse mal que atinge o mundo inteiro e que, segundo a própria OMS, está longe de ser erradicado.

    Daí a importância de se evitar o “liberou geral” como têm feito algumas prefeituras do país, sobretudo no que tange ao carnaval 2022.

    Em qualquer situação da vida, é melhor prevenir do que remediar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.